Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, sofre com problemas de saúde há alguns anos. Em 2021, uma foto preocupou os fãs do mundo inteiro ao mostrar o atual estado dos joelhos do cantor. Mas o que aconteceu para Di’Anno chegar neste estado?

Existe muita confusão quando o assunto é a saúde do britânico. Aos 63 anos de idade, o vocalista está em cadeira de rodas há mais de seis anos e precisa de cirurgias nas duas pernas para iniciar a longa jornada de reabilitação. 

Originalmente, a operação deveria ter acontecido em junho de 2015, quando Di’Anno relatou que já enfrentava dores desde 2008, mas não foi possível realizar o procedimento. “Todo o ligamento [do joelho] acabou e agora é basicamente osso esfregando contra osso. E, ​​meu Deus, alguns dias são tão dolorosos, é inacreditável. E, por meio de minha mãe, também peguei osteoporose”, contou ao podcast Talking Metal (via Blabbermouth) naquele ano. 

A cirurgia não aconteceu porque o cantor desenvolveu sepse durante uma viagem pela Argentina, ainda em 2015. Essa é “uma doença complexa e potencialmente grave”, conforme explica o site de Drauzio Varella, causada após quadros graves de infecção, e que influencia diretamente na possibilidade de cirurgia nos joelhos do cantor. 

“Por causa da sepse, eu pego várias infecções, então eles não podem fazer as operações nas minhas pernas quando querem. E tem sido muito difícil. No momento, só tenho um joelho. O outro joelho foi retirado, mas nenhum joelho novo foi colocado, então [colocaram] uma coisa de cimento”, contou ao site Mariskal Rock em 2019 (via Blabbermouth). 

Em nova entrevista ao Još Jedan podcast (via Blabbermouth), concedida em fevereiro de 2022, Di’Anno deu mais detalhes sobre as complicações de saúde causadas por essa condição. “Peguei sepse em 2015 e quase me matou. Passei oito meses em um hospital na Inglaterra. Você tem 45 minutos cruciais para ser tratado com antibióticos antes de morrer, eles conseguiram fazer isso”, contou. “Então passei oito meses no hospital, depois outros três meses em uma casa de cuidados”. 

Com o tempo prolongado nos hospitais após quase morrer por causa da sepse, Di’Anno também contraiu MRSA, uma bactéria resistente ao antibiótico meticilina, relacionada às infecções generalizadas sofridas pelo músico nos últimos seis anos – e um quadro de dores e sofrimento que continua sem solução há pelo menos 13 anos. 

Foto de Paul Di'Anno em 2021
Foto de Paul Di’Anno em 2021. Crédito: Reprodução/Facebook

LEIA TAMBÉM: Ajude Paul Di’Anno: Manifesto Bar organiza vaquinha para ex-vocalista do Iron Maiden

Infelizmente, os problemas se acumulam e o vocalista passou por uma cirurgia para retirar um abcesso de “do tamanho de uma bola de rugby” do pulmão em 2016. Dois anos depois, cancelou uma turnê pelo Brasil ao ser hospitalizado emergencialmente em 2018. Na época, existia o risco de amputar uma das pernas, mas essa possibilidade foi descartada. 

Sem o tratamento adequado, Paul Di’Anno “está apenas piorando com o passar do tempo”, conforme  contou o responsável por uma campanha de arrecadação para pagar a cirurgia particular para o artista. O valor necessário é de 26 mil libras (cerca de R$ 109,9 mil reais no câmbio atual) e 58% da meta já foi alcançada.

Um fator em comum em todas as informações encontradas sobre os joelhos de Paul Di’Anno são as motocicletas. De acordo com a Blabbermouth, a situação é resultado de “vários acidentes de moto ao longo dos anos”. 

Essa versão é confirmada pela história que chegou ao brasileiro Kadu Pelegrini, vocalista da Kiara Rocks, com quem Di’Anno se apresentou no Rock In Rio 2013. “Ele já estava com o joelho zoado [naquela época]”, contou Pelegrini em entrevista ao podcast Colisão. “Sei que teve um motoclube grande aqui do Brasil que (…) dizem, pelo que eu fiquei sabendo, o presidente de um motoclube falou, ‘Você vai andar na minha moto porque é uma honra para mim’. Parece que ele pegou a moto e já caiu em cima do joelho. A moto gigante do cara caiu em cima do joelho dele e nisso parece que detonou o joelho dele, não sei se já estava zoado ou se foi nesse acontecimento”. 

Ainda de acordo com o relato de Pelegrini, em mais de um evento ele presenciou Di’Anno recusar ajuda para subir escadas ou se locomover. Depois do show no Rock In Rio, ele enfrentou dificuldades para embarcar na van, mas preferiu demorar muito mais tempo do que receber auxílio. “Ele não queria que ninguém ajudasse ele, cara”, lembrou Kadu. “Acho que isso foi agravando e ele não foi cuidando”. 

Sem a renda do catálogo dos primeiros álbuns do Iron Maiden, que vendeu pelo valor irrisório de 50 mil dólares, Paul Di’Anno enfrenta dificuldades financeiras e, por isso, depende do sucesso das campanhas organizadas pelos fãs para conseguir as cirurgias nos joelhos. “Meus planos são fazer a cirurgia e, espero, sair em turnê e gravar um disco”, contou ao El País em março de 2021.  

Paul Di'Anno movimenta perna esquerda
Paul Di’Anno movimenta perna esquerda. Crédito: Reprodução/Facebook

LEIA TAMBÉM: “O Iron Maiden acertou em me demitir” afirma Paul Di’Anno

Início do tratamento

Em novembro de 2021, o aguardado tratamento de Paul Di’Anno teve início graças aos fãs e amigos do cantor, que conseguiram arrecadar fundos suficientes para a primeira cirurgia. 

No mês seguinte, Di’Anno já estava em fisioterapia e movimentou a perna esquerda pela primeira vez em “seis ou sete anos”, conforme contou Kastro Pergjoni, diretor de operações do pub Cart and Horses, onde o Maiden teria feito algumas das primeiras apresentações da carreira. Veja o vídeo aqui

Pouco tempo depois, o cantor conseguiu dar alguns passos, auxiliado pelos profissionais responsáveis pela fisioterapia. As arrecadações para cirurgias e tratamentos da perna direita, além da continuação da recuperação da perna esquerda, continuam ativos, com mais de 65% do valor restante necessário já arrecadado.

A banda cover brasileira Children of the Beast recebeu um agradecimento especial de Di’Anno pelo projeto realizado para ajudar na campanha. “Quero dizer muito, muito obrigado e espero ver todos vocês no Brasil ano que vem. É muito difícil, eu nem sei o que dizer, porque eu tenho vontade de chorar o tempo todo porque vocês são maravilhosos”, disse o antigo vocalista do Maiden em vídeo.

LEIA TAMBÉM: Paul Di’Anno achava Iron Maiden “uma piada” antes de entrar na banda

Categorias: Notícias