O anunciado retorno do Pantera aos palcos tem gerado intenso debate entre os fãs de metal. Enquanto alguns se alegram em poder ver os integrantes Phil Anselmo e Rex Brown novamente, outros apontam que a “reunião” não faz sentido sem os irmãos fundadores da banda, Dimebag Darrell e Vinnie Paul – ambos falecidos.
Recentemente, o Pantera anunciou 6 datas de turnê para dezembro de 2022 – incluindo o Knotfest Brasil, que acontece na cidade de São Paulo. Substituindo os saudosos irmãos Abbott estarão Zakk Wylde e Charlie Benante, do Anthrax.
Mesmo depois de enfatizar que os shows em questão são uma homenagem ao legado do Pantera e que ele e Charlie não pretendem entrar para a banda, Zakk Wylde reafirmou sua opinião em entrevista à Ultimate Guitar.
“É engraçado porque alguém disse ‘Isso não é o Pantera!’. É claro que não é o Pantera. É o Phil e o Rex com dois amigos se juntando para honrar o Dime, o Vinnie e todas as suas conquistas,” conta Wylde. “É uma celebração do Pantera. E de todas as coisas que eles conquistaram. É como eu vejo.”
Mais adiante Wylde disse que encara a situação como um grupo de amigos se unindo para homenagear outros amigos. “Se Mitch Mitchell e Noel Redding ligassem para o Eric Clapton porque ele era amigo do Jimi [Hendrix] e perguntassem se ele gostaria de fazer um show tocando as músicas dele para honrar o Jimi, é claro que ele iria. Era amigo dele,” explica o guitarrista.
Pantera no Knotfest Brasil 2022
O Pantera foi uma das últimas atrações a serem anunciadas como parte da line-up do Knotfest Brasil 2022.
O nome da banda surgiu junto ao do Judas Priest, que estará substituindo o Megadeth – em um primeiro momento o grupo foi confirmado no festival, mas sua participação foi cancelada logo em seguida devido a um aparente conflito de agendas.
Essa não foi a única mudança realizada na line-up do Knotfest. A banda Armored Dawn, por exemplo, também estava confirmada em um primeiro momento, mas foi retirada do evento após escândalos envolvendo a Prevent Senior.Além de sua participação no Knotfest Brasil, o Pantera também fará uma apresentação única em São Paulo, junto com o Judas Priest, no dia 15 de dezembro, no Vibra.