Pantera anunciou no dia 28 de fevereiro dois shows na Alemanha que acontecem em 2 e 3 de junho em Stuttgart e Dresden, respectivamente, após cancelamento de datas no país por polêmicas envolvendo Phil Anselmo.
As apresentações da turnê de reunião-tributo substituem a participação cancelada nos festivais alemães simultâneos Rock Am Ring e Rock Im Park. A vaga no line-up dos eventos foi preenchida pelo Foo Fighters.
O motivo de tal decisão foi uma saudação nazista executada pelo vocalista Phil Anselmo no passado. Em 2016, durante a cerimônia Dimebash em homenagem ao falecido Dimebag Darrell, o cantor ergueu a mão direita como o gesto nazista e gritou o slogan de supremacia branca “White Power”.
As críticas também giraram em torno do fato de que uma das cidades onde ocorre o festival, Nürnberg, foi palco nos anos 1930 dos comícios realizados pelos apoiadores do partido de Adolf Hitler.
Recentemente, em entrevista à Guitar World, o guitarrista Zakk Wylde comentou sobre o cancelamento das performances: “Não há nada que eu possa fazer sobre isso, sabe? Em termos do meu papel, é sempre uma questão de estar pronto para o que quer que seja – como ver se os caras querem adicionar mais músicas ou algo assim enquanto estamos rolando juntos nessa turnê. Se eu recebo uma ligação de Phil ou Rex e eles querem mudar o set ou fazer o que quer que seja, geralmente já vou para a sala dos fundos trabalhar em mais músicas!”.
Em paralelo a reunião-tributo, o Pantera estará em turnê norte-americana ao lado de Lamb of God. Os ingressos para os shows na Alemanha, assim como maiores informações, podem ser encontrados no site oficial.
LEIA TAMBÉM: Pantera: atual formação de reunião-tributo pode lançar músicas novas