Todo fã de Black Sabbath já ouviu o icônico Ronnie James Dio cantar “War Pigs” com o grupo, mas a preciosidade encontrada e revivida recentemente é ainda mais surpreendente que isso.

Após a saída do Ozzy Osbourne do Black Sabbath em 1979, Ronnie James Dio entrou para substituí-lo e tornar a banda ainda mais icônica. Dio levou sua genialidade lírica ao grupo, enquanto Tony Iommi estava testando riffs diferentes.

Nos palcos, Dio, além de suas músicas criadas ao lado dos colegas, precisava cantar aquelas do tempo de Ozzy e hoje podemos ouvi-las no Live Evil, álbum ao vivo lançado em 1982. Lá, ouvimos Dio cantando os grandes trabalhos do Black Sabbath com Ozzy, o que é incrível, porém, nada se compara a essa nova descoberta.

Dez anos antes de entrar ao Black Sabbath, Dio estava com o Elf gravando e saindo em turnê. Em seus shows, eles costumavam tocar, além de suas próprias canções, músicas que os inspiram, como “Black Dog”, do Led Zeppelin, “Baba O’Riley”, do The Who, “Aqualung”, do Jethro Tull e mais. Entre esses covers, o grupo tinha um que era bastante frequente nas setlists: “War Pigs”, do Black Sabbath, icônica música do segundo álbum da banda, Paranoid (1970).

Alguém encontrou uma gravação de Dio cantando “War Pigs” em um show do Elf em 1972, sete anos dele entrar no Black Sabbath, e disponibilizou no YouTube. A audição é incrível. Confira logo abaixo.

Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.