Opeth, a banda sueca de metal progressivo que fará parte da programação do Monsters of Rock 2025, saiu vitoriosa na categoria de Melhor Álbum de Hard Rock/Metal durante os Grammis 2025 na noite da última quinta-feira, 27. A premiação, conhecida como o equivalente sueco ao Grammys, aconteceu em Annexet, em Estocolmo.
O prêmio foi concedido graças ao último álbum da banda, intitulado The Last Will And Testament, lançado em novembro do ano passado. Outros grandes trabalhos disputavam a categoria, tais como:
- Amaranth – The Catalyst
- Horndal – Head Hammer Man
- Nestor – Teenage Rebel
- Skraeckoedlan – Vermillion Sky
No Instagram, o baterista Waltteri Väyrynen, demonstrou sua felicidade com o prêmio: “Grammis!! Muito Obrigado!!!”, escreveu ele em um post com os outros membros.
Álbum foi aclamado por crítica e público
Considerado o trabalho mais progressivo da banda em décadas, The Last Will And Testament foi aclamado tanto pelos fãs quanto pela crítica, recebendo elogios por sua atmosfera sombria e narrativa cativante. O trabalho mais recente do Opeth remete à era de ouro do metal progressivo ao mesmo tempo em que desafia e amplia os limites do metal contemporâneo.
Fredrik Åkesson, guitarrista do Opeth, revela detalhes sobre seu projeto solo
Fredrik Åkesson, o guitarrista do Opeth, está trabalhando em seu primeiro álbum solo. Falando um pouco sobre o novo projeto, Åkesson se mostrou bastante empolgado (via GuitarGuitar):
“Estou no meio do processo. Duas faixas já estão mixadas e finalizadas, ambas instrumentais. Uma terceira está pronta, mas aguardo a gravação de um vocalista especial. Quando houver uma pausa nos compromissos com o Opeth, vou focar em finalizar as seis músicas restantes. Tenho muitas ideias guardadas, só preciso desenvolvê-las”. Ainda na entrevista, ele comentou sobre a dificuldade de conciliar os seus trabalhos na banda sueca com outros projetos paralelos: “Além do Opeth, participei de gravações recentes do Ghost e faço sessões com outros artistas. Mas o disco solo vai sair — é uma questão de tempo”, disse Åkesson.
LEIA TAMBÉM: Monsters of Rock 2025 divulga grade de horários