O astrólogo e filósofo Olavo de Carvalho, guru intelectual da família Bolsonaro, afirmou que os Beatles não escreviam as próprias músicas.
Em vídeo, Carvalho analisou a teoria de que as canções teriam sido escritas pelo sociólogo Theodor Adorno.
“Vou investigar, mas me parece verdadeiro pelo contexto: os Beatles eram semianalfabetos em música. Mal sabiam tocar violão. Quem compôs as canções foi o Theodor Adorno”, afirmou.
Segundo ele, os Beatles levaram consequências devastadoras no mundo. “É tudo celebração de LSD, das drogas. Você sabe como terminou John Lennon, como terminaram outros? Você tem ideia da porcaria que os Beatles fizeram no mundo? Beatles e outros inúmeros conjuntos”, disse.
Olavo de Carvalho é assumidamente uma das vozes do conservadorismo brasileiro. A comparação de Beatles com Adorno surge através de sua teoria de Marxismo Cultural. Carvalho defende que a cultura mundial é dominada por personalidades de esquerda que usam das artes para “doutrinar em favor de suas ideologias”.
Theodor Adorno é um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão, representante da Escola de Frankfurt. Suas teorias se encaixam em um contexto de pós-marxismo, que critica o capitalismo ao mesmo tempo em que discorda do socialismo da União Soviética.
Um de seus conceitos mais famosos é o da Indústria Cultural. Nele, Adorno defendia que a reprodução capitalista das obras de arte apagaria seus valores críticos, uma vez que isso afastaria a participação intelectual dos espectadores.
Confira o vídeo abaixo:
LEIA TAMBÉM: Beatles ganha box para celebrar 50 anos de foto lendária de Abbey Road