Aos 15 anos, Nuno Bettencourt já se apresentava como o prodígio que conhecemos hoje e o adolescente sonhava alto.

Nessa época, Ozzy Osbourne havia acabado de perder o amigo e guitarrista Randy Rhoads e estava buscando alguém para substituí-lo em sua banda, aí surgiu a oportunidade de uma vida. “Eu tinha acabado de desistir do ensino médio (…) e eu fiquei tipo, ‘Essa é a minha chance! Eu vou conseguir esse emprego!’ [risos] Sabe, você acredita nessas coisas quando tem 15 anos”, ele contou no podcast Oh Say Can You Stream apresentado por Thom Hazaert e David Ellefson e ao lado dos convidados Zakk Wylde e Mark Weiss.

Nuno revela que treinou “Crazy Train” tentando buscar o som de Randy e então enviou a fita para Ozzy. 12 anos depois, quando o guitarrista já havia desistido da ideia de trabalhar com o Príncipe das Trevas e estava decolando com sua banda Extreme, ele recebeu o convite que tanto esperava.

“Em 1994 [estava] em turnê [com o Extreme], em Londres, abrindo para o Aerosmith, e o [agente] Rod MacSween aparece. Ele vem para o show, me leva para a van, bem sério, e, ‘Ei, eu preciso falar com você…’. E é aí que o Zakk [Wylde], eu acho, tinha saído. Então, ele diz, ‘Eu acabei de receber uma ligação da Sharon [Osbourne]’ — e ele está me falando isso nesse corredor, somos só eu e ele. ‘Eu acabei de receber uma ligação da Sharon no caminho pra cá. Ela disse, ‘Fale com o Nuno; se ele quiser, vai ter um jatinho em algum lugar no aeroporto Heathrow, de Londres. Se ele sair agora mesmo, ele pode ir direto para a turnê. Sem testes’.”

O guitarrista lembrou da surpresa com que recebeu a informação: “Você sabe quando alguém fala nos filmes e a voz delas desaparece e é só um silêncio? Quando ele finalmente acabou, todo o som voltou, e tudo que eu pude balbuciar quando olhei pra ele foi, ‘Eles ouviram a fita K7? Eles finalmente ouviram a fita K7?!’. E ele ficou tipo, ‘Que fita K7…?’ ‘Esquece, esquece!’. Isso me torturou por 12 anos.”

Porém Nuno, após digerir a informação, recusou o convite: “E o que eu disse? ‘Não, não posso fazer isso. Estou com a minha banda’ e tudo mais. O que foi um erro estúpido porque aí a minha banda acabou, tipo, três semanas depois.”

Apesar do guitarrista alegar que o ocorrido foi em 1994, o Extreme entrou em hiato oficialmente em 1996, após o lançamento do disco Waiting for the Punchline, do ano anterior. Além disso, Wylde saiu da banda de Ozzy em 1992, voltando para gravar Ozzmosis (1995) e The Ozzman Cometh (1997).

É possível que ele tenha se enganado com as datas, mas já imaginou o que teria acontecido se ele tivesse aceitado o convite?

Ouça a entrevista completa logo abaixo.

Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.