Como não poderia ser diferente, o violão de Kurt Cobain no lendário MTV Unplugged do Nirvana foi leiloado por 6.01 milhões de dólares, se tornando o item de maior valor vendido no Julien’s Auctions. O título pertencia antes à uma guitarra Stratocaster de David Gilmour, vendida por 3.95 milhões de dólares.
O sortudo vencedor do leilão foi Peter Freedman da RØDE Microphones, e o colecionador não desembolsou esse valor para admirar o violão sozinho por ser um grande fã do Nirvana e do disco Nevermind. Freedman tem como meta exibir o violão de Cobain em vários lugares do mundo, e usar o lucro das exibições para investir nas artes cênicas e na indústria das artes.
“Quando soube que este violão icônico estava em leilão, soube imediatamente que era uma oportunidade única na vida protegê-lo e usá-lo como veículo para destacar as lutas que as artes cênicas estão enfrentando e têm sempre enfrentado”, disse Freedman. “A indústria global das artes foi abalada pelo impacto do COVID-19, com músicos e artistas entre os mais afetados. Os últimos meses foram o canudo que quebrou as costas do camelo e, para muitos nas artes, trouxe à tona a dura realidade de que trabalham em um setor para o qual há pouco apoio em momentos de necessidade.”
Confira abaixo Peter Freedman com o violão de Kurt Cobain no MTV Unplugged.