Ícone do site Wikimetal
Kurt Cobain, do Nirvana

Kurt Cobain, do Nirvana. Crédito: Reprodução/Facebook.

Nirvana: Guitarra quebrada por Kurt Cobain é leiloada

A peça foi destruída durante a primeira turnê da banda

Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, costumava quebrar guitarras na primeira turnê da banda e uma delas foi leiloada na última sexta, 11, e sábado, 12. O evento aconteceu digitalmente e presencialmente no Hard Rock Cafe em Nova York. O empresário Darren Julien foi responsável pelo leilão Icons & Idols: Rock ‘N’ Roll.

A guitarra tinha até então quatro apostas num valor de 200 mil dólares, porém, mais informações sobre o valor da peça ainda não foram divulgadas. Além dela, peças de roupa e álbuns assinados também foram alguns dos itens incluídos na coleção leiloada da banda. Outros itens lendários também foram leiloados, como do Guns N’ Roses e AC/DC.

O instrumento se trata de uma Fender Mustang de 1973 que Cobain quebrou durante a turnê do primeiro álbum da banda, Bleach (1989), em Chicago e Wilkinsburg. Ela depois foi trocada por uma Gibson SG do Sluggo Cawley, da banda Hullabaloo. A seguinte mensagem foi escrita: “Ei Sluggo / Obrigado pela troca / Se é ilegal para o Rock and Roll, então jogue minha bunda na cadeia / Nirvana”.

Já a guitarra usada no MTV Unplugged e leiloada em junho foi a mais cara de todos os tempos, chegando a um total de 6 milhões de dólares.

Confira o vídeo abaixo de uma montagem de Kurt Cobain quebrando suas guitarras, ritual que consolidou a tradição rebelde do rock:

LEIA TAMBÉM: Kurt Cobain: guitarra tocada em “Smells Like Teen Spirit” irá a leilão

Sair da versão mobile