Courtney Love falou pela primeira vez sobre Nevermind, álbum clássico do Nirvana que comemorou 30 anos esta semana, e avaliou como o sucesso do disco logo de cara pode ter influenciado a morte de Kurt Cobain três anos mais tarde.
Em entrevista ao Los Angeles Times, Love confirmou que argumentou com Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl para não escolherem “Smells Like a Teen Spirit” como primeiro single do álbum. Na visão dela, “In Bloom” seria uma escolha melhor – justamente porque não faria o mesmo sucesso.
“Eu fiz isso. A vida teria se tornado mais simples e melhor se eu tivesse sido ouvida. ‘In Bloom’ não tinha truques. Embora a bateria seja fantástica em ‘Teen Spirit’, havia um pouco do truque da K Records [gravadora independente de Washington]. (…) Não sou realmente fã da ideia de que tudo ‘poderia ter’ sido tão diferente, mas ‘In Bloom’ poderia ter mudado as coisas. Ele poderia ter sobrevivido se outra pessoa, alguém como Eddie Vedder, com uma boa estrutura, tivesse [feito sucesso] primeiro”, declarou.
Curiosamente, o ano de 1991 também marcou enorme sucesso do Pearl Jam com Ten, álbum de estreia da banda, lançado alguns meses antes de Nevermind. Nos anos seguintes, porém, o grupo começou a evitar propositalmente alimentar a própria fama com diversas decisões artísticas, desde álbuns mais experimentais, capas de álbuns mais caras e o boicote aos clipes, decisões que fizeram toda a diferença para a continuidade da banda.
LEIA TAMBÉM:Dave Grohl admite ainda estar processando a morte de Kurt Cobain: “Tenho sonhos em que estamos no Nirvana”