Ícone do site Wikimetal
Nightwish com Tarja Turunen

Nightwish com Tarja Turunen. Crédito: Reprodução/Facebook

Nightwish: Por que Tarja Turunen saiu da banda? Carta aberta, demissão e ressentimentos

Em 2005, Tarja foi dispensada do Nightwish com uma polêmica carta aberta

Nightwish fez história e se tornou referência do metal sinfônico mundial no começo dos anos 2000. E mesmo após duas décadas da demissão de Tarja Turunen do grupo e a passagem de duas novas vocalistas pela banda (primeiro, Anette Olzon, e agora Floor Jansen), é a voz da cantora original que está impressa nos maiores clássicos da banda. Depois de todo esse tempo, o público ainda questiona: por que Tarja saiu do Nightwish?

Para entender a demissão de uma voz e personalidade tão cativante durante um momento de sucesso da banda, é preciso entender o contexto dos acontecimentos. Projeto do compositor e tecladista Tuomas Holopainen, colega de infância de Tarja, o Nightwish nasceu em 1996, na Finlândia, com uma mistura entre música clássica, a dramaticidade das óperas e o peso do heavy metal. Desde o lançamento do disco de estreia, Angels Fall First (1997), a presença e talento da jovem vocalista com treinamento lírico foram destaques na banda. 

A cada novo álbum lançado, o Nightwish crescia mais em público e alcance global, mas foi com Once (2004) que a banda entrou em um novo patamar de sucesso, especialmente com o single “Nemo”, considerada uma das músicas mais conhecidas da carreira da banda até os dias de hoje. Apesar do ótimo momento de reconhecimento comercial, aquele seria o último disco de Tarja Turunen com o Nightwish. 

No ano seguinte ao lançamento do bem sucedido quinto álbum de estúdio, o Nightwish gravou o segundo DVD ao vivo da carreira, chamado End of an Era. Gravado em 21 de outubro de 2005, na capital finlandesa Helsinque, o show foi o último com Tarja Turunen, mas a cantora só descobriu a notícia com o resto do mundo.  

Após a apresentação bem sucedida, a cantora recebeu uma carta nos bastidores sob a sugestão de apenas ler o conteúdo no dia seguinte. Assinada por todos os demais integrantes do Nightwish na época, a carta explicava que os demais integrantes decidiram seguir em frente sem Tarja. De acordo com o site oficial do Nightwish, “a turnê mundial Once havia mostrado ao restante da banda que a colaboração contínua com Turunen e Marcelo Cabuli, seu marido e empresário, se tornara impossível”. 

A carta de demissão de Tarja Turunen

No dia seguinte ao show da gravação do DVD End of an Era, a carta que o Nightwish entregou a Tarja depois da apresentação se tornou pública para todos os fãs pelo site da banda. O longo texto justificava a decisão ao alegar “valores diferentes” entre Tarja e o restante da banda. 

De acordo com a carta, Tarja cancelava shows esgotados por motivos frívolos, como “ensaiar suas apresentações solo, encontrar amigos e ir ao cinema”, exigia maior porcentagem nos pagamentos, nunca participou de ensaios com a banda antes de gravar os álbuns e cogitava se recusar a fazer novas turnês com mais de duas semanas, entre outros motivos. 

Outro ponto da carta afirma que a artista já tinha o objetivo de sair do Nightwish, apesar de ter expressado planos de gravar mais um álbum. Leia abaixo uma parte da carta, segundo tradução publicada pelo Whiplash

“Nightwish é um estilo de vida e certamente não vamos abrir mão disso. Igualmente certo é o fato de que não podemos continuar mais com você e o Marcelo. Durante o último ano aconteceu algo triste que não sai da minha cabeça, todos os dias, noite e dia. A sua atitude e o seu comportamento não combinam mais com o Nightwish. Jamais pensei que veria minha velha amiga agindo assim. Pessoas que passam um ano sem conversar entre si não podem fazer parte da mesma banda.

Estamos envolvidos em uma indústria onde os negócios são um mal necessário, além de ser motivo de constantes preocupações. (…) A satisfação pessoal deve sempre ser mais importante que o dinheiro! Nightwish é uma banda, é emoção. Para você, infelizmente, o negócio, dinheiro e coisas que não têm nada a ver com essas emoções tornaram-se mais importantes. Você acha que sacrificou a si e sua carreira musical pelo Nightwish, em vez de pensar o quanto a banda te deu em troca.

Essa sua atitude ficou muito clara quando você me disse duas coisas naquele vôo até Toronto: ‘Não preciso mais do Nightwish’ e ‘Lembre-se, Tuomas, eu posso sair dessa banda de repente, te avisando com apenas um dia de antecedência’. [Sendo assim], eu não posso mais compor músicas para você cantar.

E você mesma já disse que é meramente uma ‘convidada’ no Nightwish. Agora esse ‘convite’ chegou ao fim e o Nightwish vai continuar com uma nova vocalista. Temos certeza que isto representará um alívio, tanto para nós quanto para você. Esse nosso mal estar já durou muito tempo.

O Nightwish é um modo de vida, um trabalho com obrigações que nos envolvem e envolvem nossos fãs. Não estávamos mais conseguindo cumprir essas tarefas contigo. Sinceramente, não sabemos qual de vocês dois nos levou a esta situação. De certa forma, Marcelo transformou aquela garota adorável que você era em uma diva que não pensa ou age mais como antes. Você está convencida demais do seu status, e crê que seja insubstituível.

(…) As diferenças culturais unidas com ganância, oportunismo e amor são uma combinação perigosa. Não se deixe consumir [pelo Marcelo]. Não nos orgulhamos desta decisão, mas você não nos deixou outra alternativa. A divergência entre nós é muito grande. E a decisão foi tomada por nós quatro. Passamos do ponto onde as coisas podiam ser resolvidas em uma conversa”. 

Resposta de Tarja Turunen ao Nightwish

Demorou algum tempo para um posicionamento oficial de Tarja Turunen após a divulgação da carta aberta do Nightwish sobre a dispensa da cantora. Apesar de ter respondido alguns fã clubes nesse período, uma carta assinada por Tarja só foi publicada uma semana depois, em 29 de outubro de 2005, no antigo site oficial da cantora. 

A cantora explicou que decidiu viajar com o marido e empresário para a Argentina, país natal de Marcelo, após receber a notícia do desligamento do Nightwish, algo “comparado a um divórcio”, nas palavras de Tarja. 

Na carta de Tarja ao público, o primeiro tópico abordado é o show da gravação do DVD End of an Era, para o qual a cantora estava “muito enjoada e nervosa” por problemas vocais durante os ensaios, além da pressão de fazer um show maior, com mais trocas de figurino, convidados especiais e uma produção com telões inédita para a banda. Apesar de tudo, o show esgotado na capital da Finlândia foi um momento de alegria e tudo correu bem. 

Nas partes seguintes, Tarja Turunen descreve o clima nos bastidores depois do show. “Depois do concerto, os rapazes da banda me convidaram para os bastidores para me juntar a eles e me pediram para abraçá-los todos juntos. Isso parecia estranho, pois era o mesmo tipo de abraço que tradicionalmente fazíamos antes de cada concerto. Essa tradição permaneceu entre nós, mesmo que a tensão e a pressão crescente já existissem há muito tempo.

A sensação imediata em mim foi agradecê-los, o que fiz em voz alta, mas sem resposta. Depois disso, me deram uma carta e me pediram para lê-la no dia seguinte. A mesma carta que agora é pública. Li e fiquei chocada. Eu não sabia o que dizer e ainda, no momento em que estou escrevendo estas linhas, não sei.

Sinto que existe muita raiva naquela carta e continuo tendo sentimentos muito confusos sobre isso, mas não quero responder a essa raiva com uma raiva ainda maior. Assuntos particulares nunca devem ser levados a público.

Eu sei que esse momento pelo qual estamos passando é muito triste para todos, incluindo para eles. Embora houvesse tantas possibilidades e maneiras diferentes de expressar o que eles queriam me dizer com a carta, continuo incapaz de entender a maneira que eles escolheram para lidar com isso. Sinto muito que eles tenham me interpretado tão mal. Eu não me reconheço de forma alguma na maneira como eles me descreveram. Eles mencionaram coisas ruins sobre mim, mas o fato de eles envolverem o Marcelo, meu marido, cruzou o limite. Ele é o homem que eu amo, meu amigo e tem sido meu maior apoio nos últimos anos. (…) Eu pensava que conhecia [meus colegas de banda], mas estava errada. Ainda assim, tudo o que aconteceu não é suficiente para torná-los maus aos meus olhos. (…) A maravilhosa música que criamos juntos não será afetada pelos eventos recentes”. 

Tarja Turunen e a relação com o Nightwish atualmente

Quase 20 anos após a saída do Nightwish, Tarja Turunen tem uma carreira solo de sucesso e uma base de fãs consistente, enquanto a banda segue seus trabalhos com turnês ao redor e novos discos, agora com Floor no papel e frontwoman. Inclusive, Tarja e Floor possuem um bom relacionamento, já dividiram o palco e fizeram lives juntas nos últimos anos. 

Ao longo dos anos, Tarja deu diversas declarações sobre a relação com o Nightwish. Em 2017, a cantora revelou que não escutava a antiga banda (“Eu não sigo a carreira deles porque não me interesso. Eu estou muito feliz em minha carreira solo e muito grata pela liberdade que tenho”, disse na época), mas esse também foi o ano de um reencontro com Marco Hietala, baixista do Nightwish, nos palcos. “Foi realmente um encontro muito bom. Foi bom abraçar um ao outro no palco e as pessoas estavam chorando, o público estava chorando. Foi uma coisa boa para nós. Eles têm sua própria vida, eu tenho a minha, tudo está bem. O tempo cura. Além disso, você é um adulto. Você precisa pensar e viver sua vida. Você só vive uma vez. É assim que é”, afirmou a cantora em 2018.

Em 2022, Tarja Turunen concedeu uma entrevista ao canal de Regis Tadeu e Paulo Baron e falou sobre a possibilidade de voltar ao Nightwish diante de um cenário “ muito, muito hipotético” no qual receberia um pedido de desculpas da banda. “Estamos vivendo em um mundo onde as coisas acontecem sem que percebamos. Quer dizer, não posso realmente fechar nenhuma porta nesse sentido, não sou mais esse tipo de pessoa Eu já aprendi tantas coisas nesta vida, eu as aceito como elas são”, disse.

LEIA TAMBÉM: Entrevista Tarja: coletânea de sucessos, shows no Brasil e a importância de seguir seus sonhos

Sair da versão mobile