Ícone do site Wikimetal
Nightwish

Nightwish. Crédito: Reprodução/Facebook

Nightwish divulga documentário sobre o álbum ‘Yesterwynde’

Com 45 minutos, o documentário mostra todo o processo criativo do álbum

O Nightwish divulgou um documentário de 45 minutos sobre o processo de criação do álbum Yesterwynde, que foi lançado em setembro desse ano.

O nome do trabalho é uma palavra criada pelos próprios artistas que “descreve um sentimento que não pode ser descrito pela linguagem humana”, explica o tecladista Tuomas Holopainen (via Blabbermouth).

Yesterwynde foi o álbum do Nightwish que mais tempo levou para ser completado, tendo sido “intensificamente trabalhado por três anos e meio” e, também, masterizado sete vezes até que todos os integrantes ficassem “cem por cento satisfeitos” com o resultado.

Segundo Tuomas, “os ingredientes pesados das músicas são facilmente reconhecíveis”, o que gerou várias reações distintas por parte dos fãs, onde “alguns dizem que é o maior disco de ‘banda’ até agora”, como também sendo “o mais pesado e sinistro lançamento do Nightwish” até o momento.

O projeto da banda fala sobre uma diversidade de temas universais, como por exemplo: memórias, mortalidade, humanismo, tempo, entre outros. “Yesterwynde é o álbum mais liricamente motivado da banda: a nossa música nunca esteve tão enamorada com a letra”, conclui Tuomas.

Hiato do Nightwish

Após o lançamento de Yesterwynde, o grupo anunciou que irá fazer uma pausa das turnês e não irá para à estrada em celebração ao álbum.

Em uma entrevista com Sakis Fragos, do Rock Hard Greece, o multi-instrumentistam, Troy Donockley, disse: “Bom, eu fiz parte da decisão, como todos nós.”

“Não fomos forçados a essa conclusão, mas fomos apontados em direção à mesma bem mais cedo, antes da pandemia, até. Percebemos que estávamos à margem da exaustão por fazer demasiado. Então tomamos a decisão e, extraordinariamente, a decisão de ter esse hiato, este tempo de descanso, é para todos nós. Não tem tempo limite. Nós não temos planos absolutamente nenhum para quando vamos nos juntar para tocar ao vivo novamente.”

Ele continua: ”Não é final. É um descanso estendido. Porém eu consigo ver mais trabalhos ao vivo provavelmente em 2027, que é o 30º aniversário da banda. Eu imagino que a gente vai fazer algo ao vivo para comemorar. Nós talvez façamos isso.”

Confira abaixo a entrevista dada a Troy Donockley pelo Rock Hard Greece:

LEIA TAMBÉM: Floor Jansen trabalhará em álbum solo durante hiato do Nightwish

Sair da versão mobile