Quando ninguém te leva muito a sério, a melhor coisa que se tem para fazer é não se levar muito a sério também. Essa é a lição que o Nickelback aprendeu com o passar dos anos, depois de muita piada e crítica.
A postura da banda que se apresentou no Itaipava de Som a Sol nesta quinta-feira, 03, era a de quem só queria apresentar seu som e se divertir. Esbanjando carisma e alegria, um dos memes que o grupo incorpora é o do canadense gente boa. Sempre educados, brincando e com sorriso de orelha a orelha.
“Feed The Machine”, faixa do mais recente disco e da turnê, é o que abre o show, com um hard rock competente que se afasta das baladas mais conhecidas do grupo. Como o ginásio é relativamente pequeno, desde o princípio o clima era mais intimista, com fãs desesperados na grade e uma galera que só queria curtir os hits mais ao fundo.
Esse clima transformou “Photograph”, a terceira do set e provavelmente mais hino da banda, em um karaokê gigante. Antes de começar, o vocalista Chad Kroeger mais uma vez se mostrou a par dos memes e comentou um famoso vídeo viral que o mostra segurando um gráfico em vez de uma fotografia. “Se você é millenial, deve conhecer essa música como ‘Look at this graph’”, brincou. A partir daí, eram só luzinhas de celulares brilhando e o público cantando mais alto do que as caixas de som.
Emendando “Far Away” e “Hero”, o Nickelback tem facilidade de manter o clima descontraído. Chad e o guitarrista Ryan Peake, que também compartilham vocais, dividem-se nas brincadeiras com o público. Ryan, por exemplo, aprendeu como brindar em português e fez o Ibirapuera gritar “saúde” em uníssono.
E os caras realmente mandam bem ao vivo, todas as músicas são executadas da forma mais competente possível. O problema é quando o meme, a piada, ficam mais fortes do que o simples flerte. Em “Rockstar”, Chad decidiu trazer duas fãs, gêmeas, para o palco. Elas cantaram toda a faixa ao lado da banda, da maneira mais divertida, desanimada e atrapalhada possível. Quem queria ouvir o vocal rouco da banda, que marca o single, ficou decepcionado.
“How You Remind Me”, queridinha dos fãs vem antes do encore e o setlist se encerra com “Gotta Be Somebody” e “Burn It To The Ground”. Levando bastante intimidades aos fãs, a apresentação do Nickelback em São Paulo soou como uma pequena comemoração antes de um grande evento, o Rock In Rio, no caso. Um aquecimento, descontraído, sem se levar muito sério. Bastante do que parece ser a essência da banda.
Confira abaixo a galeria com fotos de Marcela Lorenzetti:
Setlist:
- Feed the Machine
- Hangnail
- Photograph
- Far Away
- Hero
- Figured You Out
- Someday
- Lullaby
- Animals
- When We Stand Together
- Rockstar
- This Afternoon
- Million Miles an Hour
- How You Remind Me
- Gotta Be Somebody
- Burn It to the Ground