Texto e fotos por: Jéssica Marinho
Após anunciar a formação, a Nervosa mostrou seu novo line-up através do videoclipe do novo single, “Endless Ambition”, lançado pela Napalm Records. Mas o que todos esperavam era ver a banda em ação, em como seria o show ao vivo, e sim, pudemos conferir pessoalmente.
A banda começou uma turnê pela Europa na semana passada, com início no dia 05 em Linköping, na Suécia, e termina no dia 27 de maio em Northampton, Inglaterra. O segundo show aconteceu dia 06 de abril, no Inferno Festival, em Oslo, na Noruega.
O show aconteceu no menor palco do festival, o John Dee, o que não impediu o calor dos headbangers em meio aos 3 graus que fazia naquela noite. Era como se fosse um show no Brasil, com a energia contagiante dos fãs que aguardavam ansiosos pela Nervosa e sua nova formação, que hoje conta com a própria guitarrista fundadora Prika Amaral assumindo agora o posto de vocalista, Helena Kotina (guitarra), Michaela Naydenova (bateria) e Hel Pyre, baixista que, conforme explicado pela banda anteriormente, fará a maioria dos shows do grupo enquanto Mia Wallace não puder estar 100% reintegrada.
Confesso que a melhor sensação é encontrar colegas e poder falar em português, e senti isso enquanto a banda montava o palco e após o show. Pontualmente às 20h30, as garotas sobem ao palco com a mesma vibe de sempre, aquela energia positiva, calorosa e poder feminino, lideradas pela Prika Amaral. Foi possível notar o pequeno nervosismo das meninas, que agora fazem parte de uma das maiores bandas femininas do Brasil, mas isso não as impediu de entregar um show explosivo e com a atmosfera old school do metal brasileiro que todos já conhecem.
Agora com duas guitarras o som e a interação da banda no palco ficaram mais dinâmicos, a nova guitarrista Helena Kotina já se sentia em casa, após ter substituído Mia Wallace no baixo, durante a turnê na América Latina, e interagia várias vezes com a Prika, que também fez uma grande estreia como vocalista. Prika continua bangueando seus enormes cabelos loiros durante uma música e outra, destilando sua técnica na guitarra e desta vez, cantando e mostrando que dá conta deste novo desafio.
O setlist foi curto mas bem servido, entregando uma mistura bem selecionada de músicas antigas como “Death”, “Kill the Silence” e “Masked Betrayer” e músicas de seu último álbum como “Perpetual Chaos”, “Venomous” e “Guided por Evil”. Com apenas nove canções, o show passou rápido demais, deixando o público com vontade de mais, e mesmo após o final, a plateia ficou aguardando um possível bis, que não pode acontecer – pois o Cannibal Corpse estava começando sua apresentação no palco principal.
Se engana quem acha que os vocais tinham muitos efeitos na gravação de estúdio, pois a Prika conseguiu entregar exatamente o que foi visto no novo single “Endless Ambition”, com disciplina e as técnicas de gutural, false chord e screams – adquiridos durante aulas de canto com a vocalista Mayara Puertas. Prika Amaral segue sendo uma artista focada e determinada, abraçando este desafio, e não poderia ter feito escolha melhor para manter o padrão da Nervosa, quebrar barreiras pessoais e profissionais e agradar os fãs.
Parabéns a Prika Amaral, por mais uma vez encontrar novas companheiras de banda tão rápido e manter o Nervosa não só vivo, mas para torná-lo ainda melhor no entendimento de muitos, abraçando todos os obstáculos e mantendo a cena nacional e inspirando garotas do mundo todo. Os fãs brasileiros estão ansiosos para conferir essa apresentação ao vivo.
A Nervosa segue com shows pela Europa, com as gravações do novo disco finalizadas em janeiro, e em breve, revelará informações sobre este lançamento.
Confira o setlist completo:
1. Perpetual Chaos
2. Kings of Domination
3. People of the Abyss
4. Death!
5. Kill the Silence
6. Venomous
7. Endless Ambition
8. Masked Betrayer
9. Guided by Evil