Nelson Gomes Brito, baixista da banda Golpe de Estado, faleceu nesta sexta-feira, 12, aos 64 anos. O comunicado saiu nas redes sociais do grupo.
O músico estava internado desde o início de junho, quando foi submetido a uma cirurgia de emergência por conta da descoberta de um tumor no intestino.
No comunicado, o grupo escreveu: “Somos gratos a todos que emanaram vibrações de cura durante todo o processo em que esteve hospitalizado. Acreditamos que sua consciência seguirá viva, muito além do que nossas mentes sejam capazes de compreender. Nesse momento difícil focalizaremos nossas preces para que nosso amigo faça uma boa viagem de volta pra casa.”
O grupo se despediu no baixista: “Obrigado por tudo guerreiro.”
A equipe Wikimetal lamenta a perda e se solidariza com amigos e familiares.
Nelson Brito e Golpe de Estado
Além de baixista do Golpe de Estado, Nelson também fundou a banda e montou a formação clássica que incluía o saudoso guitarrista Hélcio Aguirra, o vocalista Catalau e o baterista Paulo Zinner. Juntos apresentaram na segunda metade dos anos 80 um hard rock com letras políticas e inteligentes.
A formação lançou os álbuns Golpe de Estado (1986) e Forçando a Barra (1988), Nem Polícia Nem Bandido (1989), Quarto Golpe (1991) e Zumbi (1994). Em 1996, lançaram o primeiro álbum ao vivo, Dez Anos Ao Vivo, que inclui duas faixas inéditas de estúdio gravadas com o vocalista Rogério Fernandes, que substituiu Catalau.
Em 2004, Kiko Muller entrou na banda como vocalista e com eles lançou Pra Poder. Oito anos depois, o grupo lançou Direto do Fronte com o vocalista Dino Linardi e o baterista Roby Pontes, que entrou no lugar de Zinner.
Em 2014, Hélcio Aguirra faleceu e o grupo continuou seu trabalho dois anos depois com Zinner, Catalau e Brito. O mais recente álbum da banda é Caosmópolis (2022).