O cantor e compositor Neil Young exigiu, na última segunda, 24, que suas músicas fossem retiradas do Spotify. Em uma carta aberta publicada em seu site oficial, o músico protesta contra a disseminação de desinformação sobre a vacina da covid-19 na plataforma.
“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas –potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles”, escreveu Young em carta endereçada ao co-presidente da Warner Bros Records, Frank Gironda, e ao diretor de operações, Tom Corson.
O cantor reclama do conteúdo do podcast The Joe Rogan Experience, apresentado comediante de stand-up Joe Rogan, disponível na plataforma. “Quero que vocês avisem o Spotify imediatamente, hoje, que quero todas as minhas músicas fora da plataforma”, completou. “Eles podem ter [Joe] Rogan ou Young. Não os 2.”
Em setembro, o ator norte-americano foi diagnosticado com covid-19. Em seu programa, minimizou a doença e a vacinação. O conteúdo foi retirado do YouTube, mas ainda pode ser acessado no Spotify.
Lançado em 2009, o podcast “The Joe Rogan Experience” está entre os mais populares dos Estados Unidos. Em 2020, a plataforma de streaming comprou os programas de Rogan por mais de US$ 100 milhões, segundo o Wall Street Journal.