Uma lista de músicos publicou uma carta aberta creditada como #MusiciansForPalestine em apoio à Palestina à luz dos recentes ataques ao estado cometidos por Israel. Assinada por nomes como Serj Tankian, Roger Waters, Rage Against The Machine, Patti Smith, entre outros, a carta repudia os “crimes de guerra israelenses” e incentiva outros músicos a demonstrarem apoio à Palestina.

“O silêncio não é uma opção quando o bombardeamento brutal de Israel à uma Gaza sitiada tirou mais de 245 vidas nas últimas semanas. O silêncio não é uma opção quando os residentes de Sheik Jarrah em Jerusalém são continuamente forçados para fora de seus lares. O silêncio não é uma opção quando milhões de refugiados palestinos são negados seu direitos coletivos de retorno,” diz a carta. Leia completa aqui.

Os conflitos violentos irromperam em Gaza no início de maio quando houve uma movimentação israelense de tentar expulsar seis famílias árabes de suas casas no bairro de Sheikh Jarrah. As relações Israel-Palestina já se encontravam abaladas desde o mês anterior, quando Israel tentou impedir as celebrações palestinas no início do mês sagrado do Ramadã. 

Desde então, a ofensiva na faixa de Gaza matou ao menos 253 palestinos, incluindo 66 crianças, e feriu mais de 1.900 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza. A carta assinada pelos músicos segue: “Nós clamamos a todos os governos para pararem de financiar todos os recursos e tecnologias que apoiam o Estado israelense e seus jogos de guerra. Hoje, nós falamos em união e exigimos justiça, dignidade e o direito de autonomia para o povo palestino e todos que estão lutando contra a desapropriação colonial e a violência ao redor do planeta.”

LEIA TAMBÉM: Político e popular, System of a Down reflete sobre o poder da música em mudar o mundo no documentário ‘Truth to Power’

Categorias: Notícias

jornalista musical há 4 anos e atual social media do Wikimetal. entusiasta de metalcore, nu metal e post-hardcore. fã de cultura pop e cinéfila de twitter e letterboxd.