Na última quarta-feira, 01, as redes sociais de John Lennon anunciaram o lançamento de nove mixagens de meditação, que, na verdade, são versões alternativas da clássica faixa sobre paz e amor do ex-Beatle, “Mind Games”, de 1973.
A série foi fruto de uma parceria com o aplicativo Lumenate, cujo objetivo é auxiliar seus usuários a meditar. As novas faixas, que variam de cinco a 33 minutos, prometem ser uma experiência imersiva.
“Cada uma das nove mixagens de meditação foi combinada com uma sequência de luz exclusiva e profundamente imersiva, usando frequências de cintilação cuidadosamente selecionadas para acompanhar o som que altera a mente e o humor. Essas sequências singulares e que alteram a mente elevam a jornada musical, aprofundam a sensação de relaxamento e permitem que os usuários vejam, ouçam e sintam a música como nunca antes”, diz comunicado publicado no site oficial de John Lennon.
Diferentes técnicas de processamento foram aplicadas às fitas originais, além disso, instrumentações adicionais foram incluídas pelo produtor Sean Ono Lennon, filho mais novo do eterno Beatle.
“Meu pai era conhecidamente interessado por meditação. Lembro-me de ter experimentado a ‘máquina de cintilação’ que ele mantinha no quarto, que foi o que me apresentou pela primeira vez à ideia de indução estroboscópica de ondas cerebrais”, conta Sean.
A viúva de John, Yoko Ono, também se manifestou sobre a novidade: “John estava tentando transmitir a mensagem de que todos nós fazemos jogos mentais. Mas, se podemos jogar jogos mentais, por que não criar um futuro positivo com isso — para ser um jogo mental positivo?”, diz.
As novas mixagens já estão disponíveis no aplicativo Lumenate.
John Lennon e sua história com meditação
A história de Lennon com a meditação começou na segunda metade da década de 1960, quando os Beatles, especialmente George Harrison, começaram a explorar a espiritualidade oriental. Harrison foi influenciado por Ravi Shankar, compositor e músico indiano, e pela filosofia indiana, levando o Fab Four a experimentarem meditação transcendental e outras práticas espirituais.
Em 1967, o quarteto foi até o País de Gales para um retiro espiritual com o Maharishi Mahesh Yogi, um renomado guru indiano que ensinava meditação transcendental. Foi durante esse retiro que o grupo começou a levar a prática com mais seriedade.
A experiência de meditação teve um impacto significativo na vida do músico, influenciando suas letras e sua abordagem à vida. Ele continuou praticando meditação ao longo de sua vida, se tornando um defensor dos benefícios da meditação para a mente e o espírito.
The ‘Mind Games’ Meditation Mixes Tracklist
- “Mind” (binaural; ondas gama a 100 Hz)
- “Magic” (binaural; ondas teta 8 Hz)
- “Space” (binaural; ondas teta)
- “Seed”
- “Yes”
- “Spirit” (binaural; ondas beta de 15 Hz)
- “Surrender”
- “Peace”
- “Love” (binaural; ondas delta de 0,5 Hz)
LEIA TAMBÉM: Guitarra tocada por Lennon e Harrison vai a leilão após 50 anos perdida