Rupert Neve faleceu no último sábado, 13, aos 94 anos de idade, por conta de uma pneumonia “não-Covid” que provocou insuficiência cardíaca.
Neve foi o criador de alguns dos mais conceituados e importantes produtos para a gravação em estúdio. É considerado uma lenda do áudio e da engenharia de som. Seus produtos foram e são usados até hoje por inúmeras bandas durante o processo de gravação. A nota da empresa Rupert Neve Designs, diz:
“É com grande tristeza que anunciamos que Rupert Neve, cujo nome é sinônimo de equipamentos de gravação de qualidade no mundo inteiro, morreu. Ele se manteve sempre de bom humor até o final, aproveitando sua vida em Wimberley no Texas, local onde ele e sua esposa Evelyn viveram por 27 anos. Aos 94 anos de idade, Rupert se mantinha engajado e apaixonado pelo trabalho, passando a maior parte dos dias em projetos eletrônicos de áudio e servindo de mentor para nosso time de engenheiros em diversos projetos de design e de desenvolvimento.”
O trabalho de Neve recebeu uma atenção especial no documentãrio Sound City, feito por Dave Grohl do Foo Fighters em 2013 com muitos dos músicos que gravaram lá se maravilhando com o som da mesa de Neve como pode ser visto neste trecho:
Dave Grohl também explicou ao renomado programa 60 Minutes, a importância dos equipamentos criados por Rupert Neve:
Nascido na Inglaterra em 1926, Neve lutou como voluntário na Segunda Guerra Mundial pelo Exército Britânico. Após o término da guerra, trabalhou em várias empresas e oficinas de eletrônica, antes de criar a sua própria marca, a Neve Electronics, em 1961.
Em 1964 criou o design daquela que se tornou a primeira consola de mistura com base em transístores a ser bem-sucedida comercialmente. Foi uma encomenda da Phillips Studios de Londres. A invenção de Rupert Neve viria a substituir os designs de circuitos valvulados que eram usados até então.
Seu auge veio na década de 70, com as consolas que foram determinantes para a textura do som do rock clássico. Talvez a Neve 8028, que residiu no estúdio Sound City, em LA, seja a mais famosa.
Ainda assim, a sua criação mais importante para a gravação em estúdio terá sido o pré-amplificador Neve 1073, usado para moldar o som dos micros usados na captação e ainda hoje considerada uma das melhores unidades do género, sendo alvo de clonagem e emulação constantes.
Em 1997 Rupert Neve foi premiado com o Grammy de Lifetime Achievement Technical.
Diversas celebridades do rock como Joe Perry, além de marcas da indústria como a Guitar Center e os estúdios Electric Lady e Capitol Studios já se manifestaram com notas de tristeza pela perda.
LEIA MAIS: Dave Grohl lança música com Corey Taylor