Uma das maiores vozes do Brasil, Gal Costa faleceu na manhã desta quarta-feira, 09, aos 77 anos. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.
A causa da morte ainda não foi revelada. Gal era uma das artistas cotadas para se apresentar no Primavera Sound São Paulo no último fim de semana, mas precisou cancelar sua participação.
Gal estava afastada dos palcos para se recuperar de uma cirurgia realizada em setembro para retirar um nódulo da fossa nasal direita. Ela deveria dar uma pausa nos shows até o final de novembro.
Apesar de ser um ícone da MPB, Gal Costa passou por uma fase nos anos 1960 em que seus trabalhos eram fortemente influenciados pela psicodelia, buscando referências tanto na Tropicália quanto em Janis Joplin. Essa fase de sua carreira é abordada no documentário O Nome Dela É Gal, de 2017.
No mesmo ano, Gal Costa lançou o DVD Estratosférica Ao Vivo, onde aparece na capa fazendo os chifres do rock com a mão. A foto foi feita durante um momento do show da introdução do sucesso “Cabelo”. Em entrevista à IstoÉ, ela comentou o gesto: “Essa música eu gravei no Plural (1990), mas o arranjo é bem heavy metal.”
A maioria dos arranjos desse projeto ao vivo exaltam um lado rock ‘n’ roll da música de Gal Costa, apesar de também abrir espaço para outros gêneros como a bossa nova. Assista completo: