Mike Shinoda, um dos co-fundadores da banda Linkin Park, é conhecido por sua musicalidade eclética. Em um recente artigo publicado na revista Metal Hammer, Shinoda revelou como “Killing in the Name” do Rage Against the Machine, teve um impacto em sua formação musical e na trajetória da banda.
Ao longo de sua trajetória, Mike sempre teve o hip-hop como principal referência. Porém, nunca escondeu suas ressalvas em relação a alguns gêneros do rock, como o glam metal e o nu-metal.
Em entrevistas, o cantor já havia comentado sobre a falta de diversidade e a imagem estereotipada que esses estilos musicais frequentemente apresentavam.
No entanto, em relação ao Rage Against the Machine, a história é diferente: “Eu não gostava muito de rock na época – o grunge não falava comigo como o hip hop – mas ‘Killing in the Name’ mudou minha mente”, disse ele à Metal Hammer (transcrito via Loudwire).
E conclui: “As coisas que Tom Morello estava fazendo com sua guitarra eram incríveis – pegando influências do funk e do hip hop e tornando-as super pesadas – e Zack de la Rocha era um fenômeno. Eu não conseguia nem processar o que estava acontecendo com aquele grupo, foi tão bom.”
A influência do Rage Against the Machine no Linkin Park
A admiração de Shinoda pela banda se converteu em elementos na música do Linkin Park. Um exemplo claro é a faixa “One Step Closer”, um dos maiores sucessos no legado do grupo.
O guitarrista revela que a frase “Shut up!” (Cale a boca) foi inspirada no vocalista do Rage Against the Machine, e em sua performance na música “Killing in the Name”.
Mike relembra como foi o processo: “Chester e eu estávamos na sala, tentando descobrir isso, e eu disse a ele: ‘O que você acha de apenas dizer: cale a boca!.”
“Ele estava tipo, ‘Só dizendo isso?’ e eu disse, ‘Não, você gritaria, mas só isso, nada maior. Você conhece aquela música do Rage Against The Machine, ‘Foda-se, não farei o que você me disser!’ (Matando em nome)? E ele disse, ‘Oh! Isso vai ser ótimo!’ Estou animado! Vamos fazer isso!'”.
LEIA TAMBÉM: Linkin Park considera reunião com nova vocalista em 2025, segundo site