É oficial: o baterista Mike Portnoy está de volta ao Dream Theater após uma década fora da banda. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira, 25, pelas redes sociais e site oficial do grupo.
Parte do trio fundador da banda ao lado do guitarrista John Petrucci e baixista John Myung, Portnoy foi baterista do Dream Theater desde os primórdios, em 1985, mas decidiu sair da banda em 2010 por desavenças com o vocalista James LaBrie. Desde então, o músico se dedica a uma série de diferentes projetos musicais.
“Estou transbordando de alegria por estar retornando para casa e me reunindo com meus irmãos! Há tanta história compartilhada entre todos nós… Tantas memórias, tanta música… E em pensar que estamos nos aproximando dos 40 anos desde que essa jornada começou”, comentou Mike Portnoy em comunicado. “A ideia de criar música nova juntos é tão empolgante e mal posso esperar para cair na estrada e tocar ao vivo para uma geração inteiramente nova de fãs que nunca tiveram a chance de ver essa formação antes… Nada melhor do que estar em casa”.
Com o retorno de Mike Portnoy ao Dream Theater, Mike Mangini deixa a banda, mas demonstrou compreensão com a decisão dos colegas em um comunicado enviado à imprensa em conjunto com os demais integrantes da banda, que agradeceram a contribuição de Mangini como substituto do baterista original desde 2010. “Eu entendo a decisão do Dream Theater de trazer o Mike Portnoy de volta neste momento. Como foi dito desde o primeiro dia, meu papel não era preencher todas as funções que o Mike tinha na banda. Meu papel principal era tocar bateria para ajudar a banda a continuar. Minha principal função de manter nosso show ao vivo funcionando de forma coesa todas as noites foi uma experiência intensa e gratificante”, declarou.
A banda já confirmou que entrará em estúdio para trabalhar no 16º álbum da carreira, o primeiro com Mike Portnoy na formação desde Black Clouds & Silver Linings, lançado em 2009. O disco mais recente do Dream Theater é A View From The Top Of The World (2021), ganhador do Grammy de Melhor Performance de Metal com a música “The Alien”.
A reconciliação de Mike Portnoy com o Dream Theater
Nos últimos três anos, Mike Portnoy e os colegas do Dream Theater voltaram a trabalhar juntos em parcerias pontuais em projetos paralelos. Em 2019, aconteceu o reencontro entre Portnoy e Jordan Rudess em um cruzeiro de música, no qual tocaram “Instrumedley” juntos pela primeira vez em nove anos.
No ano seguinte, em 2020, foi a vez do baterista se reunir com John Petrucci para as gravações do álbum solo do guitarrista, chamado Terminal Velocity, que marcou a primeira colaboração entre ambos em uma década.
A reaproximação continuou nos anos seguintes. Em 2022, Mike Portnoy foi a um show do Dream Theater como público pela primeira vez na vida. “Depois de 36 anos, finalmente vi meu primeiro show do Dream Theater! (risos). Foi uma noite maravilhosa e foi um prazer passar um tempo com meus velhos amigos”, disse na época. A ocasião foi responsável pela reconciliação entre Portnoy e o vocalista James LaBrie, relembre aqui.
Com o retorno, a formação do Dream Theater a partir de outubro de 2023 é composta por John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), James LaBrie (vocal), Jordan Rudess (teclado) e Mike Portnoy (bateria).
LEIA TAMBÉM: As 11 melhores músicas do Dream Theater com Mike Portnoy