A indústria de shows e apresentações ao vivo está entre as mais afetadas pela pandemia, pois foi um dos primeiros setores a ser paralizado e deve ser um dos últimos a retornar.
Enquanto o Brasil segue com mais de 12 milhões de casos confirmados de COVID-19, países que obtiveram maior sucesso em controlar a disseminação do vírus já começaram a dar os primeiros passos em direção à normalidade e shows ao vivo.
Longe da nossa realidade de lives e eventos com formatos distanciados, como shows drive-in, alguns países já conseguiram realizar os bons e velhos shows ao ar livre e com grande público. Abaixo listamos alguns desses países que já voltaram a realizar os tão aguardados shows.
Experimento em Barcelona
A capital da Espanha sediou o maior experimento com pessoas para testar aglomeração sem contágio de COVID-19. O show de teste da banda Love of Lesbian aconteceu no último sábado, 27, com 5 mil pessoas que foram testadas antes do evento e receberam máscaras para uso obrigatório no evento.
Midnight Oil na Austrália
A banda Midnight Oil conseguiu realizar uma turnê de cinco shows na Austrália. O país chegou a zerar o número de casos em janeiro e segue com números baixos de novos infectados por dia. Na apresentação final do grupo, em 20 de março, foram mais de 13 mil pessoas no show.
Crowded House na Nova Zelândia
Os veteranos do Crowded House também estão entre as bandas que tiveram a cobiçada oportunidade de retomar shows com certa normalidade. Foram diversos shows lotados pela Nova Zelândia, com mais de 6 mil pessoas sem distanciamento na apresentação final, que aconteceu no Gibbston Valley, em 12 de março. A última apresentação da turnê aconteceu no último domingo, 28.
O país está com uma média de seis novos casos por dia desde outubro e contabilizou apenas 26 mortes desde o início da pandemia.
Megafestival em Taiwan
O festival Megaport acontece anualmente na ilha asiática e foi adiado em 2020, mas retornou com força total nos dias 27 e 28 de março deste ano. Com bandas de todos os estilos na programação e headliners de metal, o evento reuniu cerca de 90 mil pessoas por dia!
LEIA TAMBÉM: De Black Sabbath a Judas Priest: Veja lista de ídolos vacinados contra COVID-19