Mick Jagger e David Bowie compartilharam um vínculo por cinco décadas, mas foi durante a década de 1980 quando a amizade ganhou vida e realmente floresceu. Durante este período, eles eram inseparáveis, e uma música de Bowie lembra Mick Jagger daqueles tempos preciosos.
Os dois são os músicos mais carismáticos, excêntricos e talentosos que a Inglaterra já produziu. Não foi até o início dos anos 70 que seus caminhos se cruzaram pela primeira vez, embora Jagger admitisse mais tarde que não conseguia se lembrar exatamente onde ou quando eles se conheceram, “o que é estranho”, disse ele.
Bowie e Jagger compareceram às mesmas festas em Londres e sentiram uma forte conexão um pelo outro. Ao longo dos anos, Jagger viu o desenvolvimento de Bowie não apenas do ponto de vista artístico, mas também como humano. Mais tarde na vida, os dois moravam em Nova York durante a década de 1980 e consolidaram sua amizade ao fazer um cover de “Dancing In The Street”.
A música favorita de Jagger veio dessa mesma época. As razões por trás não são puramente musicais. “Let’s Dance”, de Bowie, lembra o frontman dos Rolling Stones das noites em Manhattan que passaram juntos. “Éramos muito próximos nos anos 80 em Nova York”, lembrou Mick Jagger, após a morte de Bowie. “Saíamos muito e íamos a baladas. Éramos muito influenciados pela cena do centro de Nova York naquela época”.
“É por isso que ‘Let’s Dance’ é minha música favorita”, explicou. “Ela me lembra daqueles tempos e tem um ritmo tão bom. Ele tinha uma capacidade camaleônica de assumir qualquer gênero, sempre com um take único, musical e liricamente”.
“Let’s Dance” foi a forma de Bowie se mover com o tempo e ficar na moda sem comprometer sua arte. Foi mais pop do que qualquer coisa que ele tinha feito até então, e foi produzida por Nile Rodgers, que ajudou a introduzir The Starman em uma nova era.
Embora a canção seja uma excelente memória da amizade entre os artistas, trabalhar com Bowie continua sendo a lembrança mais querida do tempo que passaram juntos. “Minha memória favorita foi a vez que fizemos ‘Dancing in the Street’ juntos”, disse ele.
“Tivemos que gravar a música e filmar o vídeo em um dia. Saímos direto do estúdio para o set”, acrescentou Jagger. “No final do dia, estávamos dizendo: ‘Veja, isso pode ser feito! Por que estamos passando anos no estúdio?’ Nós gostamos de acampar. O vídeo é hilário de assistir. Foi a única vez que colaboramos de verdade em alguma coisa, o que é muito estúpido quando você pensa nisso”.