Há 30 anos, o calendário de lançamentos do rock e metal abrigava alguns dos maiores clássicos dos gêneros até os dias de hoje, com o ápice do sucesso comercial de bandas como Metallica, Nirvana e Guns N’ Roses. Para os leitores do Wikimetal, essas bandas foram responsáveis pelos melhores álbuns de 1991.
Para definir os competidores da enquete, a equipe do Wikimetal selecionou os favoritos daquele ano. Os motivos para a escolha de cada título foram abordados no episódio #329 do podcast, em uma conversa sobre a importância e relevância dos discos citados.
The Black Album, divisor de águas da carreira do Metallica, foi eleito o melhor de 1991 com vantagem: 37% dos votos coroaram o quinto disco de estúdio dos gigantes do thrash metal como o lançamento de maior qualidade e relevância dentre os concorrentes. Recentemente, a banda lançou uma edição comemorativa com 250 faixas e The Blacklist, um disco com covers de artistas de diversos estilos.
LEIA TAMBÉM: Matt Sorum revela competição entre Metallica e Guns N’ Roses: “Lars queria dominar o mundo”
Na segunda posição, com 17% dos votos, Nirvana aparece com Nevermind e uma das capas mais icônicas da história do rock. Com medalha de bronze, no terceiro lugar, o álbum duplo Use Your Illusion, do Guns N’ Roses, fecha o pódio com 12% da preferência do público.
Em votações anteriores, a audiência do Wikimetal elegeu Led Zeppelin IV, do Led Zeppelin, como o melhor disco de 1971. Na década seguinte, Killers, do Iron Maiden, foi escolhido como o melhor de 1981.
Veja o resultado na íntegra abaixo.
Qual é o melhor álbum de 1991?
- The Black Album, do Metallica (37%)
- Nevermind, do Nirvana (17%)
- Use Your Illusion, do Guns N' Roses (12%)
- No More Tears, do Ozzy Osbourne (11%)
- Ten, do Pearl Jam (10%)
- Roll the Bones, do Rush (5%)
- Slave to the Grind, do Skid Row (4%)
- Badmotorfinger, do Soundgarden (4%)
- Parallels, do Fates Warning (1%)
- Attitude, do Exhort (1%)
LEIA TAMBÉM: Evanescence, Edu Falaschi e Helloween são eleitos os melhores álbuns de 2021 até agora