A popularidade do Metallica com a nova geração deu uma guinada após a quarta temporada de Stranger Things, mas ela pode ter vida curta. Isso porque, depois de se tornar uma febre no TikTok, a banda agora está aparentemente sendo cancelada na mesma plataforma digital.
Recentemente, alguns fãs mais recentes têm se mostrado descontentes ao descobrirem alguns comportamentos polêmicos do Metallica ao longo dos anos. O assunto ganhou maior visibilidade após um vídeo feito pela influencer Serena Trueblood.
Serena possui um quadro no TikTok chamado “Seu artista favorito é problemático?”, onde lista atitudes controversas de vários famosos queridos pelo público, e o Metallica não ficou de fora dessa lista.
Em um vídeo bastante objetivo, mas também um pouco longo para os padrões da plataforma, a influencer lista uma série de comportamentos passados de integrantes da banda, como supostas saudações nazistas em fotos e vídeos, associações com supremacistas brancos e iconografias supremacistas, e até uma gravação em que a banda aparece tirando sarro da morte de Kurt Cobain.
Outro ponto de destaque no discurso de Serena foram as alegações de que o vocalista James Hetfield teria descartado a participação do Body Count, banda de heavy metal do rapper Ice-T, na turnê do Metallica com o Guns N’ Roses em 1992 porque o artista era negro.
O vídeo usado pela influencer inclui um depoimento de uma mulher que teria ouvido Hetfield usar uma palavra racista para se referir ao rapper, e uma chamada jornalística da época alegando que Axl Rose teria chamado o vocalista de “racista” após a turnê conjunta. Confira o vídeo completo:
LEIA TAMBÉM: Metallica está entre bandas que mais venderam ingressos nos últimos 40 anos