Ícone do site Wikimetal
Bar Opinião recebe protesto contra show do Mayhem no Rio Grande do Sul

Bar Opinião recebe protesto contra show do Mayhem no Rio Grande do Sul. Crédito: Reprodução/Twitter e Jéssica Marinho

Mayhem: Show em Porto Alegre é cancelado após protesto e denúncia de deputado

Acusada de associação ao nazismo, banda ainda se apresentará em Brasília na próxima semana

O show do Mayhem que aconteceria em Porto Alegre na próxima terça-feira, 21, foi cancelado pela casa de shows após denúncia de político para impedir a apresentação e protestos.

Nesta semana, a apresentação da banda no Brasil ganhou enorme repercussão após o deputado estadual Leonel Radde (PT), do Rio Grande do Sul, fez um vídeo para acusar o Mayhem de neonazismo e acionou as autoridades a fim cancelar o show.

O caso causou um grande movimento nas redes sociais pelo cancelamento do evento e até protestos presenciais em frente ao Bar Opinião, local onde o evento seria realizado, com uma faixa contra ideologias nazistas colocada em frente à casa de shows. 

Em nota oficial publicada na noite da última quinta-feira, 16, o Bar Opinião anunciou o cancelamento do evento e reembolso dos ingressos adquiridos. “Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem”, escreveram. “Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem”. 

Após o cancelamento por parte da casa de shows de Porto Alegre, o deputado Leonel pediu também um posicionamento da produtora Ablaze, responsável pela turnê.  

“Vitória da mobilização antifacista”, celebrou o político, cujo mandato é declarado como Antifa. “Gostaria de parabenizar o Bar Opinião pelo lançamento dessa nota e solicitamos que a produtora faça o mesmo porque nossa capital não merece o show de uma banda onde seus integrantes fazem falas racistas e que flertam declaradamente e abertamente com o neonazismo”.

Poucas horas após o anúncio do cancelamento por parte da casa de shows, a produtora Ablaze também se pronunciou para oficializar a decisão. “Acreditamos que nosso histórico de eventos produzidos é por si uma declaração de que não apoiamos ou toleramos nenhuma forma de discriminação ou crimes como o racismo e homofobia e/ou apologia ao nazismo ou qualquer outra discriminação. Agendamos o show do Mayhem em Porto Alegre em virtude de sua extensa turnê pela América Latina que está em curso, e, até então, acreditarmos que a banda não tenha envolvimento com um movimento neonazista. Caso contrário, não cogitaríamos realizar o show”, explicaram. 

O Mayhem ainda virá ao Brasil para se apresentar em Brasília, na próxima quarta-feira, 22, no Toinha Show Brasil. A casa de shows não se pronunciou sobre o cancelamento no Sul, mas compartilhou diversos posts de fãs da banda pedindo para que o show aconteça normalmente, além de continuar com a divulgação do evento nas redes sociais

A última passagem do Mayhem pelo Brasil aconteceu em novembro de 2022, quando a banda se apresentou em festivais em São Paulo e no Maranhão.

Leia a nota do Bar Opinião e da produtora Ablaze na íntegra abaixo. 

LEIA TAMBÉM: Burzum e Absurd aparecem em lista de “organizações perigosas” do Facebook

Sair da versão mobile