Matt Sorum, baterista do Guns N’ Roses na década de 1990, comentou a rivalidade existente com Metallica, quando as bandas fizeram uma turnê conjunta para divulgar álbuns de enorme sucesso comercial.
Em 1991, Guns N’ Roses lançava os dois volumes do álbum Use Your Illusion, dono de sucessos como “November Rain” e “Don’t Cry”, enquanto Metallica alcançava um patamar inimaginável com The Black Album, um disco divisor de águas. No ano seguinte, as bandas fizeram uma turnê conjunta.
Sorum já tinha feito turnê com Metallica quando tocava com The Cult, nos anos 1980, e reparava uma diferença na plateia dos gigantes do thrash metal: não tinha garotas. “Garotas não podem dançar ao som de And Justice For All. Elas precisam gostar da música, também”, disse em entrevista à Desert Sun. “Bandas como Def Leppard têm uma audiência 90% feminina. Quando fui ver Metallica nos velhos tempos, eram 99% caras. Quando eles fizeram The Black Album, o resto é história e eles ainda estão por aqui”.
O baterista também revelou o clima de competição entre as bandas. “A intenção de AXl [Rose] era dominar o mundo e ele não tinha medo de dizer isso. Então, Lars [Ulrich] veio e ele também queria dominar o mundo”, contou. “Nosso pensamento era, ‘Vocês precisam abrir caminho para nós, porque nós dominamos o mundo’. Eles eram muito competitivos com a gente”.
Os álbuns Use Your Illusion e The Black Album estão entre os melhores de 1991 e são tema do episódio #329 do podcast Wikimetal. Para votar no seu favorito, acesse nossa enquete.
LEIA TAMBÉM: Matt Sorum considerou Kadu Pelegrini para vocal do Velvet Revolver