Mary Weinrib, mãe de Geddy Lee, morreu na última sexta-feira, 02 de julho, aos 95 anos de idade. Ela completaria aniversário em 16 de julho.
O obituário divulgado pela Benjamin’s Park Memorial Chapel homenageia a vida de Mary por toda “perseverança, sobrevivência e triunfo”. A mãe do baixista e vocalista do Rush sobreviveu ao Holocausto, período no qual passou por diversos campos de concentração, inclusive Auschwitz, onde conheceu o futuro marido e pai de Geddy Lee, Morris Weinrib, com quem se reuniu e formou uma família no Canadá após o fim da guerra.
“Quando o primeiro álbum do Rush foi lançado, Mary cobriu as vitrines de sua loja com pôsteres do Rush e deu os álbuns para qualquer criança que quisesse, mas não tinha dinheiro para comprá-los”, conta o texto.
“De repente, ela se foi de todas as vidas nas quais deixou uma marca”, escreveu o músico nas redes sociais. “Descanse em paz, mãe”.
Em junho, Mary e Lee foram convidados da série From Cradle to Stage para conversar sobre a carreira do músico na série apresentada por Dave Grohl ao lado da mãe. “Desde muito cedo, eu sabia que meus pais eram sobreviventes do Holocausto. Na verdade, eu sabia que quase toda a minha família era sobrevivente do Holocausto ”, comentou o músico na prévia do episódio, já disponível no streaming da Paramount (via Rolling Stone). “A maioria dos sobreviventes não discute isso, mas me senti sortudo, porque não era um mistério em minha casa”.
LEIA TAMBÉM: “Não há possibilidade do Rush voltar a existir”, diz Alex Lifeson