Marc Rizzo, guitarrista do Soulfly por 17 anos, saiu da banda no começo de agosto por “motivos pessoais”. Em recente entrevista, o músico explicou como dificuldades financeiras e um relacionamento afastado dos colegas de banda influenciaram na decisão de abandonar o grupo formado por Max Cavalera após a saída do Sepultura.
Impedido de realizar shows, o período de pandemia trouxe uma nova perspectiva, pois ele precisou trabalhar com reformas em residências para se sustentar. “Foi basicamente uma questão de sobrevivência. Eu fiz o que tinha que fazer. E muitos músicos – algumas pessoas conseguiram, algumas pessoas fizeram esses empréstimos e ganharam dinheiro. Outras não”, contou em entrevista ao site Sofa King Cool (via Blabbermouth). “E depois, havia gente como eu, que era basicamente um pistoleiro contratado, que foi tratado dessa forma durante toda essa pandemia. Tínhamos que nos defender sozinhos”.
LEIA TAMBÉM: Max Cavalera gostaria de ter Bruce Dickinson em álbum do Soulfly
Após seis meses de isolamento, Rizzo tomou a decisão e desistiu de retornar ao Soulfly. “Depois de 18 anos dando meu coração, alma e lealdade, ficando longe da minha família por três ou quatro meses por vez, abrindo mão da minha vida pessoal, pensei ‘Isso não faz mais sentido’”, explicou. “Ainda mais na minha idade, aos 44 anos, ter que lidar com a situação que passei. É assim que as coisas são. É a vida”.
A próxima turnê da banda foi anunciada ano passado, mas Rizzo já estava desacreditado naquela época e não tinha conversado com colegas de banda nesse período.
“Honestamente, eu basicamente tive um colapso emocional sobre tudo cerca de um mês atrás. Acontece. Já passei por muita merda, cara – muita merda. E de jeito nenhum eu seria mentalmente capaz de fazer essa turnê. Eu simplesmente não estava mais lá”, continuou. “Não tinha como manter uma mentalmente saudável no ônibus com todo mundo. Não tem jeito. E acredite em mim, por respeito a eles, eles provavelmente não iriam querer estar em um ônibus comigo também. Posso ter colapsos de vez em quando. Portanto, funciona para todos de ambas as maneiras. Estou definitivamente em um espaço melhor agora. É melhor para todo mundo assim”.
O anúncio da saída de Marc Rizzo foi realizado em 07 de agosto. Dino Cazares, do Fear Factory, será o substituto do guitarrista durante a turnê do Soulfly nos Estados Unidos. Segundo Cavalera, a banda “está muito magoada” pelas declarações de Rizzo para a imprensa, por isso a presença de um amigo na banda será mais que bem vinda.
LEIA TAMBÉM: Max e Iggor Cavalera retornam com turnê de álbuns do Sepultura em 2022