O rock está longe de ser o estilo mais popular nos últimos anos, mas o fenômeno italiano Måneskin e o sucesso viral das músicas da banda no TikTok foram cruciais para “reviver” o gênero musical em 2021.

Conforme repercutido por Igor Miranda, a análise desse fenômeno foi publicada no relatório anual da Viberate, empresa especializada em estudar dados e tendências da indústria musical. 

Apesar da dominação de pop, hip hop e música latina nas plataformas de streaming, os artistas de rock representam 14% do Top 50 do Spotify, por exemplo. Dentro da amostra dos 500 artistas mais tocados nas rádios, o rock é o segundo gênero de maior relevância no último ano. 

Mas os bons números do rock não vieram apenas do Måneskin. Artistas de outros gêneros musicais também se arriscaram no rock ou, pelo menos, no pop punk, e tiveram bons resultados em “reviver” o estilo, como Machine Gun Kelly e Olivia Rodrigo.  

A análise da Viberate aponta ainda que a plataforma de vídeos TikTok se estabilizou como a principal ferramenta para descoberta de novos artistas. “Graças ao punk rock fazendo ondas no TikTok, o som está chegando a novos gerações, mesmo quando representadas por artistas que normalmente não seriam considerado representante do gênero”, explicou o relatório sobre Gun Kelly e Olivia, artistas do rap e pop, respectivamente. 

Entre os nomes que se destacaram no rock ou em subgêneros e prometem crescer em 2022, além dos italianos, foram citados Mitski e Crawlers, do rock alternativo, Tom Grennan, Glass Animals, Wet Leg e Sam Fender, do indie rock.

LEIA TAMBÉM: “Beggin’, sucesso com Maneskin, ganha versão heavy metal em cover de Violet Orlandi; ouça

Categorias: Notícias