Lzzy Hale, frontwoman do Halestorm, refletiu sobre a sexualização de artistas femininas na cena do hard rock, especialmente no começo da banda. 

Por diversos anos consecutivos, a guitarrista e vocalista foi eleita como uma das “Garotas Mais Sexys do Metal” pela revista Revolver. Em entrevista com o canal Riff X, com transcrição da Blabbermouth, Lzzy contou sobre como essa era uma maneira de conquistar espaço para o Halestorm na imprensa. 

“Há muitos anos, quando estávamos começando a fazer turnês e tentando chamar atenção para a banda, eu me envolvi em muitas situações do tipo… E, de muitas formas, eu me sentia um pouco alheia porque nunca fui alguém que se expõe completamente, sabe? Eu aparecia [nessas listas de sensualidade] e eu era a única totalmente vestida. Mas sim, você é meio que forçada a fazer isso se essa é a revista [almejada], para chamar a atenção para sua banda e falar sobre a música e tudo mais”, disse. “Mas sim, fomos totalmente sexualizadas ao longo dos anos”.

Na visão de Lzzy Hale, existe a possibilidade de mudar a narrativa quando a artista fala o que pensa nas músicas, pois assim mostra que é mais do que um título de garota sexy. “Para mim, você pode inverter isso e expressar o que pensa em suas músicas, e assim sempre ter a última palavra sobre o assunto, por assim dizer”, explicou.

Amiga de outras mulheres do rock e metal, como Amy Lee e Taylor Momsen, a frontwoman do Halestorm percebe uma mudança positiva na presença de mulheres na cena, no palco e nos bastidores. “Isso definitivamente mudou. Há apenas alguns anos, eu provavelmente era a única mulher em um desses festivais, e esse já não é mais o caso. Estou muito orgulhosa disso e é maravilhoso ver todas as minhas colegas alcançando sucesso”, finalizou. 

A questão de usar ou não a própria imagem para conquistar mais atenção e oportunidades para a carreira na música é um dilema constante para mulheres, especialmente em gêneros musicais com predominância masculina. Em 2021, a guitarrista Nita Strauss também falou sobre o assunto, ressaltando a importância da autenticidade. Relembre aqui

Em 2023, Lzzy Hale participou de “Violence No Matter What”, single do mais recente disco da banda AVATAR. A música foi definida como uma “oportunidade de expressar minha raiva contra os horrores deste mundo” pela artista. 

O lançamento mais recente do Halestorm é o álbum Back From The Dead (2022), que traz um lado mais forte e organizado da banda. O Wikimetal teve a oportunidade de conversar com o baixista Josh Smith sobre o projeto. Confira a entrevista completa.

LEIA TAMBÉM: “O verdadeiro coração do rock é o espírito da rebelião”, diz Amy Lee sobre a falta de mulheres no gênero

Categorias: Notícias