Iron Maiden tem um universo iconográfico vasto, a começar pelo mascote Eddie The Head, presente em todas as capas da discografia de estúdio. O livro A Face da Besta, do autor brasileiro Alvaro Tamarindo, leva os fãs da banda em uma viagem pelo universo das capas dos álbuns de heavy metal, especialmente da Donzela de Ferra.
A obra analisa a iconografia metal e tenta entender como esse gênero segue mais vivo do que nunca, apesar de ser muitas vezes ignorado pelo mainstream. Ao longo dos capítulos, o livro analisa a origem do estilo musical e a história de
bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Judas Priest e Metallica, com um foco especial para o Iron Maiden, desde as várias mudanças de formação e polêmicas com a igreja, até a corrida até o sucesso absoluto.
Depois de ambientar historicamente o metal, o livro explora logotipos, letras de canções, mascotes, capas de álbuns e estratégias de marketing diversas que criam essa iconografia tão única, mergulhando nas capas do Maiden como um verdadeiro estudo de caso.
Nascido nos anos 1990, o autor Alvaro Tamarindo é fã de rock desde a infância e se apaixonou por sons mais pesados na adolescência. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o redator publicitário estreia com o livro A Face da Besta. Saiba mais aqui.
LEIA TAMBÉM: Livros com história completa da discografia de Iron Maiden e AC/DC chegam ao Brasil