Ícone do site Wikimetal
Motorhead

Motorhead. Crédito: Reprodução/Facebook

Lemmy quase acabou com Motörhead após banda ser eleita “pior do mundo”

Votação com leitores da ‘NME Magazine’ foi realizada antes do álbum de estreia do grupo

Lemmy Kilmister quase desistiu do Motörhead  antes mesmo de lançar o primeiro álbum de estúdio. Na época, o grupo foi eleito como “Melhor Pior Banda do Mundo” pelos leitores da revista NME e um show de despedida foi marcado. 

Formada em 1975, quando Lemmy foi demitido da banda Hawkwind e  recrutou o guitarrista Larry Wallis e o baterista Lucas Fox, a banda demorou para ter uma oportunidade de mostrar seu material ao mundo. Presos em um contrato com a gravadora United Artists, o grupo não recebeu autorização para lançar o álbum On Parole, que apenas chegaria ao público em 1979, e parecia não ter perspectivas de avanço. 

Em uma entrevista nunca antes publicada para a Hot Press Magazine, feita em 1981 e resgatada pela Metal Hammer Magazine, o baixista e vocalista confessou os planos de desfazer o grupo. “Nada estava acontecendo para nós. Tínhamos feito um álbum para a United Artists que eles se recusaram a lançar. Parece que eles esperavam que fizéssemos um álbum pop ou algo assim”, contou.  “Além do mais, a empresa não nos deixaria sair do contrato com eles. Então, sentimos que não havia para onde ir”. 

LEIA TAMBÉM: Como Europe irritou Freddie Mercury, Kurt Cobain, Billy Idol – e foi zombado por Lemmy

Para agravar ainda mais a situação, Motörhead foi eleito a Melhor Pior Banda do Mundo em votação realizada pela revista NME. O plano de Lemmy era realizar um show de despedida na casa de shows The Marquee, em Londres, e gravar a apresentação. 

“Perguntei a Ted Carroll, que é dono da Chiswick Records e era meu amigo, se ele gravaria [o show]”, continuou. “A sorte estava do nosso lado, porque ele não conseguiu levar o equipamento para o clube e, para compensar, nos ofereceu dois dias no estúdio. Gravamos todo o álbum Motörhead. Isso saiu em 77, porque nessa altura o contrato com a United Artists tinha acabado e, de repente, estávamos aavançando”. 

Em 1981, a banda estava em primeiro lugar nas paradas inglesas com No Sleep ‘til Hammersmith, primeiro disco ao vivo do grupo. Ao falar sobre a votação, Lemmy teve bom humor. “Pelo menos admitiram que éramos os melhores em alguma coisa”, deu risada. 

LEIA TAMBÉM: Lemmy recusou reunião da formação clássica do Motorhead, apesar de Mikkey Dee ter incentivado

Sair da versão mobile