Lemmy Kilmister quase desistiu do Motörhead antes mesmo de lançar o primeiro álbum de estúdio. Na época, o grupo foi eleito como “Melhor Pior Banda do Mundo” pelos leitores da revista NME e um show de despedida foi marcado.
Formada em 1975, quando Lemmy foi demitido da banda Hawkwind e recrutou o guitarrista Larry Wallis e o baterista Lucas Fox, a banda demorou para ter uma oportunidade de mostrar seu material ao mundo. Presos em um contrato com a gravadora United Artists, o grupo não recebeu autorização para lançar o álbum On Parole, que apenas chegaria ao público em 1979, e parecia não ter perspectivas de avanço.
Em uma entrevista nunca antes publicada para a Hot Press Magazine, feita em 1981 e resgatada pela Metal Hammer Magazine, o baixista e vocalista confessou os planos de desfazer o grupo. “Nada estava acontecendo para nós. Tínhamos feito um álbum para a United Artists que eles se recusaram a lançar. Parece que eles esperavam que fizéssemos um álbum pop ou algo assim”, contou. “Além do mais, a empresa não nos deixaria sair do contrato com eles. Então, sentimos que não havia para onde ir”.
LEIA TAMBÉM: Como Europe irritou Freddie Mercury, Kurt Cobain, Billy Idol – e foi zombado por Lemmy
Para agravar ainda mais a situação, Motörhead foi eleito a Melhor Pior Banda do Mundo em votação realizada pela revista NME. O plano de Lemmy era realizar um show de despedida na casa de shows The Marquee, em Londres, e gravar a apresentação.
“Perguntei a Ted Carroll, que é dono da Chiswick Records e era meu amigo, se ele gravaria [o show]”, continuou. “A sorte estava do nosso lado, porque ele não conseguiu levar o equipamento para o clube e, para compensar, nos ofereceu dois dias no estúdio. Gravamos todo o álbum Motörhead. Isso saiu em 77, porque nessa altura o contrato com a United Artists tinha acabado e, de repente, estávamos aavançando”.
Em 1981, a banda estava em primeiro lugar nas paradas inglesas com No Sleep ‘til Hammersmith, primeiro disco ao vivo do grupo. Ao falar sobre a votação, Lemmy teve bom humor. “Pelo menos admitiram que éramos os melhores em alguma coisa”, deu risada.
LEIA TAMBÉM: Lemmy recusou reunião da formação clássica do Motorhead, apesar de Mikkey Dee ter incentivado