Uma das canções mais icônicas do Led Zeppelin e do rock dos anos 70, “All My Love” é carregada de sentimentos, arrependimentos e desavenças. Envolta por uma melodia triste e suave, é confundida por muitos com uma música de amor. Mas o significado e a inspiração deste clássico estão longe de ser algo que possa ser compartilhado entre dois amantes.
Composta por Robert Plant e John Paul Jones, “All My Love” faz parte do oitavo álbum do Led Zeppelin, In Through the Out Door, lançado em 1979. O Led Zeppelin gravou “All My Love” no Polar Studios, localizado em Estocolmo, Suécia. A canção foi inspirada por uma tragédia familiar de Plant.
História de “All My Love”, do Led Zeppelin
Em julho de 1977 o Led Zeppelin estava em turnê pelos Estados Unidos. Enquanto estavam se preparando para os shows, Plant recebeu uma ligação de sua esposa Maureen Wilson sobre seu filho Karac Pendragon Plant, que tinha apenas seis anos. Maureen avisou o marido que Karac estava doente e apenas duas horas depois ligou novamente para Plant com a trágica notícia de que o filho havia falecido de uma infecção viral não identificada. Imediatamente, o músico voltou para casa e a banda suspendeu os shows.
No enterro, que aconteceu em Birmingham, Inglaterra, apenas o empresário do Led Zeppelin Richard Cole e o então baterista John Bonham foram dar apoio ao amigo. Sem os outros colegas de banda, Plant se sentiu sozinho e começou a questionar a amizade que havia entre eles.
Meses após ter se afastado da banda, John Bonham o convenceu a voltar ao trabalho e então logo Plant usou a música para lidar com a perda do filho. Ao lado do baixista John Paul Jones, o músico escreveu “All My Love” se inspirando na sua experiência e dor.
Letra de “All My Love”
Na canção, o vocalista Robert Plant expõe dor, angústias e dúvidas, como no trecho a seguir:
Should I fall out of love, my fire in the light? (Deveria eu me perder do amor, meu fogo na luz?)
To chase a feather in the wind (Para perseguir uma pena ao vento)
Within the glow that weaves a cloak of delight (Dentro do brilho que tece um manto de prazer)
There moves a thread that has no end (Deixando um fio que não tem fim)
Após a perda do filho, Plant questionou se o tempo que passou longe do filho devido ao trabalho valeu a pena.
For many hours and days that passes ever soon (Por tantas horas e dias que passam tão rápido)
The tides have caused the flame to dim (As marés fizeram a chama diminuir)
At last the arm is straight, the hand to the loom (Por fim o braço está estendido, a mão no tear)
Is this to end or just begin? (Será isso o fim ou apenas o começo?)
Por fim, o cantor reflete sobre a solidão deixada com a partida de Karac.
I get a bit lonely, just standing up (E fico um tanto solitário, apenas permaneço de pé)
Just standing up (Apenas permaneço de pé)
Just standing up lonely (Apenas permaneço em pé sozinho)
Just I get a bit lonely (Só fico um pouco solitário)
Opinião da banda sobre “All My Love”
Quando Jimmy Page e Bonham ouviram a canção, eles a consideraram uma faixa muito lenta, especialmente comparada às demais músicas do Led Zeppelin.
“Eu estava um pouco preocupado com o refrão [de ‘All My Love’]”, disse Page em entrevista publicada no livro Light and Shade: Conversations with Jimmy Page, de Brad Tolinski.
Após algumas desavenças entre os integrantes, a canção acabou indo para o álbum. “Eu ficava imaginando as pessoas tirando onda de tudo isso. E eu pensei ‘Isso não somos nós. Isso não somos nós'”. Entretanto, Page não queria que a música fosse retirada do álbum pois era uma faixa importante para Plant. “Considerando o seu contexto estava tudo certo, mas eu não queria seguir aquela direção dali em diante”, finalizou Page.
O Led Zeppelin acabou encerrando as atividades pouco tempo depois, em 1980, após a morte do baterista John Bonham.
LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin: as 19 músicas que a banda nunca tocou ao vivo