Capa do disco de 1973, Houses Of The Holy, foi banido de várias publicações da rede social
O Facebook começou a banir a arte de capa do disco Houses Of The Holy, do Led Zeppelin.
Criado pelo designer Aubrey Powell, a colagem do quinto álbum da banda mostra figuras nuas subindo uma montanha. A imagem surrealista foi fotografada com duas crianças atores.
A usuária do Facebook Michelle Kaotic ficou surpresa quando a imagem que ela subiu no Facebook em 2011 foi deletada. Ao mesmo tempo, ela compartilhou a imagem num evento em homenagem ao aniversário do Led Zeppelin.
“Primeiro fiquei chocada, achando que tinha sido algo isolado”, disse em entrevista sobre a censura. Logo, ela descobriu que outros tinham passado pelo mesmo. Ela então criou uma petição para discutir o assunto com o Facebook, alegando que isso afetava fãs da banda. Com 30 minutos da publicação da petição, o link foi indicado como violador das regras de conteúdo do Facebook.
“Eu criei outro post falando sobre a censura e descobri que todo mundo que compartilhava o link estava recebendo alertas. Tudo porque a imagem era a capa do álbum. Alguns membros foram banidos por 24h do site. Alguns por três dias.”
O banimento parece mostrar os problemas do algoritmo de censura do Facebook. Segundo as fontes, o Facebook não respondeu as tentativas de resolver o problema.
LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin compartilha terceiro episódio da série que conta história da banda; assista aqui