No último sábado, 27, o Lacuna Coil apresentou uma live intitulada L’Ultimo Concerto (“o último show”, em português), porém, para a surpresa dos fãs, além de tocar seus hits, o grupo ficou em silêncio.
O objetivo do inusitado livestream foi chamar a atenção para a situação das casas de shows da Itália, que completaram um ano sem poder funcionar, por conta da pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa, que contou com mais de 100 artistas, além da própria banda, foi gratuita e aconteceu da seguinte forma: cada artista subiu ao palco em um local diferente e ao invés de tocar suas músicas, ficou em silêncio. Ao mesmo tempo que isso acontecia, o Lacuna Coil emitiu uma declaração em suas redes sociais explicando a iniciativa.
“Vocês estavam esperando ver um show ao vivo enquanto nós apenas ficamos em silêncio. Não é uma piada de mau gosto. Esta é a situação dos clubes ao vivo na Itália. Locais onde conhecemos muitos de vocês”, eles escreveram. “É com esse gosto amargo na boca que pedimos o seu apoio. Para eles, um show ao vivo sem música não é um show ao vivo. Uma casa de shows silenciosa não é uma casa de shows.
Obrigado por fazer parte disso, pelo seu apoio, e por estar presente neste exato momento que espero ser um ponto de mudança. De agora em diante, queremos apenas falar sobre o próximo show ao vivo”.
A iniciativa dividiu os fãs, alguns dizendo que uma forma melhor de apoiar as casas de show seria realmente fazer um show. Hoje, 28, a vocalista Cristina Scabbia publicou um vídeo nas redes sociais explicando a situação. “Eu entendo sua frustração e acredite em mim quando digo que o Lacuna Coil queria subir naquele palco e se apresentar de verdade, mas o que vocês precisam entender é que não é fácil organizar um show e há mais custos para isso do que você pode imaginar. O objetivo do protesto italiano que aconteceu ontem era de trazer atenção para as casas de show que estão fechadas no país.”
Scabbia ainda agradeceu os fãs pelo barulho que fizeram nas redes sociais, pois assim eles ajudaram a trazer luz ao assunto. “Obrigada pelo apoio e espero vê-los em breve em um show de verdade”, ela disse finalizando o vídeo. Assista a declaração na íntegra logo abaixo.