Os advogados responsáveis pelos interesses do Nirvana seguem tendo trabalho nos tribunais. Depois de um 2021 agitado, desde um processo sobre direitos autorais de imagem e o caso do bebê do álbum Nevermind, agora existe uma disputa sobre a autoria do icônico logo de sorriso da banda, usado há 30 anos.
De acordo com a Ultimate Classic Rock, a empresa que administra os direitos autorais do Nirvana recusou a alegação de autoria do logo feita pelo designer gráfico Robert Fisher, ex-diretor de arte da Geffen Records. Atualmente, o smiley face é creditado a Kurt Cobain e pertence aos representantes do Nirvana.
As disputas legais sobre a autoria do rostinho feliz da banda começaram em 2018. Na época , o Nirvana processou o estilista Marc Jacobs e as lojas Saks Fifth Avenue e Neiman Marcus, pelo uso de um logo semelhante ao da banda para a coleção “Redux Grunge”, de Jacobs.
Após a abertura desse caso, Robert Fisher entrou em cena. O ex-diretor de arte Geffen Records afirma ser o verdadeiro autor do logo e “a pessoa de confiança para quase todas as necessidades de design gráfico” da banda.
Apesar de não exigir pagamentos de direitos autorais no momento, Fisher deseja ser reconhecido como o responsável pela arte, algo negado pela empresa responsável pelos direitos autorais do Nirvana, alegando total propriedade da imagem e reiterando Cobain como verdadeiro autor do logo, conforme informado pela KNX News.
LEIA TAMBÉM: Dave Grohl admite ainda estar processando a morte de Kurt Cobain: “Tenho sonhos em que estamos no Nirvana”