Ícone do site Wikimetal
Kurt Cobain

Kurt Cobain. Créditos: Reprodução/Facebook

Kurt Cobain criou o logo do Nirvana? Designer gráfico alega ser verdadeiro autor da arte

Alegação de autoria foi recusada pela empresa que administra direitos autorais da banda

Os advogados responsáveis pelos interesses do Nirvana seguem tendo trabalho nos tribunais. Depois de um 2021 agitado, desde um processo sobre direitos autorais de imagem e o caso do bebê do álbum Nevermind, agora existe uma disputa sobre a autoria do icônico logo de sorriso da banda, usado há 30 anos. 

De acordo com a Ultimate Classic Rock, a empresa que administra os direitos autorais do Nirvana recusou a alegação de autoria do logo feita pelo designer gráfico Robert Fisher, ex-diretor de arte da Geffen Records. Atualmente, o smiley face é creditado a Kurt Cobain e pertence aos representantes do Nirvana.

As disputas legais sobre a autoria do rostinho feliz da banda começaram em 2018. Na época , o Nirvana processou o estilista Marc Jacobs e as lojas Saks Fifth Avenue e Neiman Marcus, pelo uso de um logo semelhante ao da banda para a coleção “Redux Grunge”, de Jacobs. 

Após a abertura desse caso, Robert Fisher entrou em cena. O ex-diretor de arte Geffen Records afirma ser o verdadeiro autor do logo e “a pessoa de confiança para quase todas as necessidades de design gráfico” da banda. 

Apesar de não exigir pagamentos de direitos autorais no momento, Fisher deseja ser reconhecido como o responsável pela arte, algo negado pela empresa responsável pelos direitos autorais do Nirvana, alegando total propriedade da imagem e reiterando Cobain como verdadeiro autor do logo, conforme informado pela KNX News

LEIA TAMBÉM: Dave Grohl admite ainda estar processando a morte de Kurt Cobain: “Tenho sonhos em que estamos no Nirvana”

Sair da versão mobile