Uma nova música de Kurt Cobain circula na internet. A faixa “Drowned In The Sun”, no estilo tão conhecido do Nirvana, faz parte de um álbum de artistas do Clube dos 27 – e tudo foi criado por inteligência artificial para apoiar uma campanha de conscientização sobre saúde mental na indústria musical.
O projeto é uma realização da organização canadense Over The Bridge, voltada para apoio de pessoas na indústria musical lidando com questões de saúde mental. Qualquer lucro com as faixas será voltada para apoiar aos projetos de workshop, atendimento e conscientização da organização.
“Músicos e suas equipes lidam com problemas de saúde mental em uma escala muito maior que a população adulta em geral”, conta a descrição do projeto. “E esse problema não foi apenas ignorado. Foi romantizado por ideias como O Clube dos 27 – um grupo de músicos cujas vidas foram todas perdidas com apenas 27 anos de idade”.
Para criação do álbum The Lost Tapes, o programa de inteligência artificial analisou vocais e refrões isolados, letras, ritmos e melodias dos artistas selecionados. Quando o algoritmo se familiarizou com o conteúdo, conseguiu criar músicas inéditas baseadas no estilo de cada músico.
O trabalho final de execução das faixas ficou por conta de um engenheiro de áudio. De acordo com a NME, os vocais em “Drowned in the Sun” foram gravados pelo vocalista da banda tributo Nevermind: The Ultimate Tribute To Nirvana.
Além de Cobain, o álbum também possui faixas criadas a partir do estilo de Jimi Hendrix, Jim Morrison, do The Doors, e Amy Winehouse.
LEIA TAMBÉM: Ouça aqui a única apresentação de Kurt Cobain e Courtney Love juntos