Ícone do site Wikimetal
Led Zeppelin - caso de plágio é reaberto

Korn, Tool, Judas Priest e Linkin Park assinam petição em favor do Led Zeppelin em caso de plágio

Caso de plágio de “Stairway To Heaven” foi reaberto mês passado

Membros do Korn, Tool, Judas Priest, Linkin Park e outros assinaram uma petição em favor ao Led Zeppelin. O caso, que dura anos, de plágio de um riff de “Stairway To Heaven” foi reaberto mês passado.

Um tribunal norte-americano reabriu o suposto caso de plágio no início de “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin. Segundo a acusação, a música teria sido criada a partir de “Taurus”, canção do guitarrista Randy Wolf, da banda Spirit.

Os réus do processo são a própria banda, o vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page.

Em 2014, a banda defendeu que o trecho parecido entre as canções se limitava “a uma escala cromática descendente de tons” populares no mundo da música. Essa era, segundo eles, a razão pela qual não se aplicava a proteção de direitos autorais.

Uma decisão unânime do júri inocentou a banda à época. Agora, um tribunal de apelações reabriu o caso por causa de “erros cometidos em primeira instância”.

Segundo o tribunal, o júri não teve acesso a uma gravação sonora da canção por estar protegida pela Lei de Direitos Autorais.

Além das bandas já citadas, a lista de escritores, artistas e produtores inclui Nile Rodgers, Sean Lennon, Jason Mraz, Max Martin, The-Dream, assim como Primus, Tears For Fears, Heart, A Perfect Circle, Puscifer e outros.

O documento argumenta que se elementos comuns em músicas – como cordas e arpejos usados em “Stairway To Heaven” e “Taurus” – tornaram-se protegidos por leis de direitos autorais, isso “criaria uma confusão significativa” e “risco de sufocar a criatividade e causar litigação excessiva e sem garantias”.

Também discute que a corte reabrir o caso, ouvindo a “Taurus” em vez de ler a partitura, “seria extremamente prejudicial” e “que não daria credibilidade de nenhuma forma realística”.

LEIA TAMBÉM: John Paul Jones, do Led Zeppelin, anuncia nova banda

Sair da versão mobile