Kenneth “K.K.” Downing, lendário guitarrista e fundador do Judas Priest, compartilhou os bastidores de sua emocionante reunião com a antiga banda durante a cerimônia de posse no Rock And Roll Hall Of Fame do ano passado. Em entrevista ao Chaoszine (via Blabbermouth), o guitarrista sentiu-se desapontado com o tratamento que recebeu por parte dos seus antigos companheiros de banda, especialmente pelo empresário do Judas Priest.

Downing, que contribuiu significativamente para a história da banda, participou da cerimônia como um convidado e não como membro integrante que colaborou para o legado do Judas Priest. Essa decisão partiu do empresário do grupo, ao que Downing respondeu:

“O empresário [do PRIEST] nos disse que éramos convidados da banda – eu e Les Binks. Eu disse: ‘Vá se foder’. Na verdade, sou convidado do Rock And Roll Hall Of Fame, mas estou lá para receber meu próprio prêmio. Não sou convidado de ninguém. E então eles iriam ditar as músicas e o que seria tocado. Então eu disse: ‘Ah, que droga. Será que devo me dar ao trabalho de fazer isso?’ Entende o que quero dizer? ‘Será que posso me dar ao trabalho? E então as pessoas diziam: ‘Você tem que ir. Isso nunca mais vai acontecer, obviamente, em sua vida. Você merece isso”. De qualquer forma, eu decidi: ‘Ok, eu vou’. Mas, obviamente, fomos mantidos separados e não pudemos andar juntos no tapete vermelho, o que é muito triste, mas era assim que eles queriam.”

A relação com o vocalista Rob Halford, por sua vez, revelou-se distante. Na visão de Downing, o empresário é quem dá as cartas e Halford é apenas manipulado. Essa atitude seria um lembrete de que uma celebração do legado de uma banda nem sempre é um momento de comunhão, pois as feridas e conflitos entre os membros podem permanecer latentes.

Em meio a gerações de artistas de estilos diversos, como Ed Sheeran e Dolly Parton, Downing refletiu sobre como o caráter agregador do rock. Sua apresentação singular proporcionou um momento memorável para os fãs e presentes, que puderam prestigiar o momento que Judas Priest teve seu nome inserido no Hall Of Fame.

No Rock Hall do ano passado, tanto os atuais membros – Halford, Ian Hill, Tipton e Scott Travis – quanto os ex-integrantes Downing, Binks e o saudoso baterista Dave Holland foram homenageados.

Em novembro de 2022, em uma entrevista, Halford foi questionado sobre se a apresentação ao lado de Downing na cerimônia do Rock Hall ajudou a dissipar parte do ressentimento demonstrado por K.K. por não ter participado das últimas turnês da banda. A resposta de Halford foi taxativa: “Acho que devemos deixar a música falar por si só, na verdade.”

Vale lembrar que em 2019, Downing expressou sua intenção de se juntar ao Judas Priest para a turnê de celebração do 50º aniversário da banda. No entanto, a resposta recebida foi de que a banda não tinha interesse em sua participação nessa comemoração.

LEIA TAMBÉM: Glenn Tipton rebate K.K. Downing sobre Judas Priest: “Os fãs não são estúpidos”

Categorias: Notícias