Na última quinta-feira, 12 de agosto, o The Black Album, do Metallica completou exatos 30 anos desde a data de seu lançamento. O quinto disco da banda foi um sucesso estrondoso e alavancou a carreira do Metallica para além do público fã de metal.
Em entrevista à Classic Rock, o guitarrista Kirk Hammett falou sobre o que a banda tinha em mente para o disco na época em que ele foi feito. “Nós não queríamos seguir a mesma linha progressiva, exigente. Estávamos mirando em coisas maiores,” conta. “Você tem que lembrar que naquela época surgiram alguns álbuns gigantes – Bon Jovi, Def Leppard, Bruce Springsteen… oito, nove milhões de cópias vendidas. Nós queríamos isso, obviamente. Queríamos um Back In Black.” O disco do AC/DC é o álbum de rock mais vendido de todos os tempos.
Hammet seguiu dizendo que as músicas do The Black Album basicamente “se escreveram sozinhas” e citou o exemplo de “Enter Sandman”, cujo riff teria simplesmente aparecido. “Eram três da manhã e eu estava sentado no meu quarto. As pessoas perguntam: ‘O que você estava fazendo acordado às três da manhã?’. Bom, eu estava no modo tour. Estava tocando guitarra, não tinha mais o que fazer,” relata.
“Eu tinha ouvido Soundgarden o dia todo. Eles eram uma banda que James [Hetfield] e eu amávamos. Eu estava só tentando capturar aquela essência e o riff veio do nada,” concluiu.
Para celebrar os 30 anos do disco icônico, o Metallica reuniu 53 artistas na chamada Metallica Blacklist – uma seleção escolhida para lançar suas próprias releituras das faixas do Black Album. Entre as versões divulgadas até o momento estão duas de “Enter Sandman”, interpretadas por Juanes e Weezer. Confira a lista completa preparada pelo Wikimetal.
LEIA TAMBÉM: Metallica divulga versão alternativa para “Nothing Else Matters”; ouça aqui