Martin Popoff, jornalista e escritor canadense que publicou 115 livros, fala quem foi o inventor do metal.
Conhecido por publicar livros sobre rock e heavy metal, foi convidado pelo Disturbing the Priest Podcast para uma análise minuciosa de seu livro Who Invented Heavy Metal?. Durante a entrevista, Popoff se deparou com a questão: quem, afinal, inventou o metal?
Ele respondeu: “Os precursores originais, com músicas de pelo menos um ou dois minutos, seriam Cream e Jimi Hendrix, com destaque para Hendrix. À medida que avançamos, entram em cena Blue Cheer, MC5 e The Stooges. Porém, a resposta mais correta, como prefiro dizer, é o Black Sabbath com o álbum Black Sabbath I, lançado na sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970″.
Ele ressalta que singles pesados não são considerados na discussão sobre os inventores do gênero: “Argumento que para ser o inventor do heavy metal, é necessário lançar um álbum completo.
Em 1970, há quatro álbuns que realmente moldaram o estilo: dois do Black Sabbath, um do Uriah Heep e um do Deep Purple“.
Continuando sua explicação, o autor destaca o Very ‘Eavy …Very ‘Umble’ do Uriah Heep, Black Sabbath I e Paranoid do Black Sabbath, e ‘In Rock’ do Deep Purple. Depois disso, podemos mencionar trabalhos como o álbum do Blue Cheer, mas para mim, esses quatro são fundamentais”.
Além de The Collectors Guide to Heavy Metal e The Top 500 Heavy Metal Albums of All Times, Martin tem vários livros publicados no Brasil pela editora Edifire.
Assista o vídeo do podcast:
LEIA TAMBÉM: Tony Iommi e Brian May tocam “Paranoid”, do Black Sabbath