Durante uma conversa com a Metal Hammer, o guitarrista do Dream Theater, John Petrucci falou sobre a base de fãs predominantemente masculina da banda, obtendo sua primeira guitarra de oito cordas e utilizando-a no novo álbum, e muito mais.
O Dream Theater está promovendo um novo álbum chamado A View From the Top of the World.
Um ponto mencionado na entrevista foi que a proporção de mulheres para homens num show do Dream Theater é estimada em 4:96.
“Isso é engraçado! Não sei por que é assim. Acabei de fazer meu terceiro acampamento de guitarra, chamado John Petrucci’s Guitar Universe e tenho muitos instrutores convidados que vêm”, disse.
“Esta foi a primeira vez que minha esposa Rena veio como instrutora convidada. Ela é uma guitarrista da Meanstreak, que era uma banda de thrash exclusivamente feminina, e toca na Judas Priestess [banda tributo exclusivamente feminina ao Judas Priest]. Todos os campistas lá, exceto dois, eram do sexo masculino. Discutimos por que mais mulheres não vêm aos acampamentos e shows desse gênero”, ele afirmou.
Ainda, questionou: “Existem toneladas de mulheres que tocam instrumentos por aí, por que elas não vêm aos shows?”
“Temos visto um aumento no público do DT ultimamente, mas a proporção ainda está bem e eu sempre me pergunto por quê. Eu adoraria ver mais mulheres nos nossos shows!”, completou.
John Petrucci também foi perguntado sobre o novo álbum e se ele utilizou técnicas novas e experimentais.
De acordo com ele, houve um pouco dos dois. “Definitivamente, há algo novo para mim neste álbum que eu não estava familiarizado: ganhei meu primeiro violão de oito cordas”, disse.
“A loja Ernie Ball Music Man tem uma versão de oito cordas da minha guitarra, a primeira oito cordas que eles fizeram e a primeira que eu já toquei e usei, então escrevemos uma música no álbum com ela e isso foi diferente”, afirmou. O guitarrista ainda destacou que não demorou muito para pegar o jeito, já que a guitarra é baseada em um dos modelos que ele possui, chamado Majesty. No caso, Majesty já tem entre seis e sete cordas, então “o que é mais uma corda?”.
“Certas coisas são diferentes em relação às oito cordas: elas têm trastes de leque e captadores inclinados, coisas assim, mas como era uma Majesty a que estou tão acostumado, parecia uma extensão natural disso. A guitarra é absolutamente linda”, finalizou.