Na última segunda-feira, 5, o Uriah Heep usou seu perfil oficial no Twitter para confirmar a trágica morte do ex-vocalista John Lawton, que teria falecido no dia 29 de junho, aos 74 anos, de causas desconhecidas.
No dia seguinte, o guitarrista Mick Box postou sua homenagem pessoal ao músico e amigo na conta da banda. “A morte de John Lawton no dia 29 de junho veio como um choque completo e me deixou entorpecido,” escreveu. “John era uma grande parte da família Heep e quando estava no palco cobrindo Bernie, que estava em tratamento no hospital na época, ele disse por cima do microfone, ‘Você pode fazer o check out, mas você nunca deixa o Heep’.”
“Esse era o nosso John e ele era um dos caras bons,” continuou Mick. “Em um comentário pessoal, nós tivemos tempos fantásticos no Heep e fora dele também. Enquanto filmávamos o filme Love.net e tocávamos shows com ele na Bulgária, nós nunca parávamos de rir, e eu sempre vou me lembrar desses tempos felizes.”
“Eu gostei das músicas que escrevemos juntos e ele tinha uma voz incrível que era ao mesmo tempo poderosa, cheia de alma e com um toque de blues. O rock perdeu uma de suas maiores vozes de todos os tempos e o legado dele irá viver para sempre. Nossas condolências à sua esposa Iris, sua família e sua banda alemã Lucifer’s Friend. John, descanse em paz, meu amigo.”
John Lawton assumiu os vocais do Uriah Heep em 1976 e gravou três álbuns com a banda: Firefly, de 1976, Innocent Victim, de 1977 e Fallen Angel, de 1978, assim como o álbum ao vivo Live in Europe ‘79. Em novembro de 2020, o Uriah Heep também lamentou a morte do ex-tecladista Ken Hensley.
Descanse em paz, John.