A banda ucraniana de metal Jinjer cancelou os shows agendados nos Estados Unidos para março e abril, incluindo sua participação no Knotfest Roadshow. O grupo alegou que quer focar na “segurança de seus familiares e de seu país”.
O comunicado oficial foi feito pela casa de shows The Factory, em Chesterfield, onde o Jinjer ia se apresentar em 13 de março. “É com muita tristeza que o Jinjer foi forçado a cancelar as datas agendadas para a turnê dos Estados Unidos”, escreveram. “Como a banda e seus familiares moram em Kyiv, o foco deles é a segurança de suas famílias e de seu país. Todos torcemos por uma resolução rápida e pacífica.”
O The Factory também garantiu que os reembolsos serão feitos em até 30 dias do cancelamento e que a casa de shows fará uma doação de cinco mil dólares para a rede voluntária de médicos United Hathzalah para garantir que “aqueles que estão presos na zona de guerra e os refugiados saindo da Ucrânia serão tratados por um time de voluntários profissionais e cuidadosos que estão bem bem abastecidos com equipamentos médicos e preparados para qualquer eventualidade.”
Há uma semana, antes dos ataques a Kyiv, o Jinjer publicou um comunicado afirmando que todos os integrantes estavam em segurança e pedindo pelo fim da guerra. Em entrevista à BBC News, o baixista Eugene Abdukhanov revelou que abandonou seu emprego diário para estabelecer uma caridade para ajudar “aos militares e aos civis” e que logo irá administrar um abrigo que provenha “suplementos alimentares, água e proteção” para aqueles afetados pelo conflito.
LEIA TAMBÉM: Jinjer: banda ucraniana pede o fim da guerra e critica decisão de Putin