Relato da Rolling Stone
No segundo dia de julgamento do caso Michael Skidmore vs. Led Zeppelin et al, que julga a possibilidade de plágio do Led Zeppelin na música Stairway to Heaven por sua similaridade com a música Taurus do Spirit, Jimmy Page foi chamado como testemunha.
Segundo a Rolling Stone, que faz cobertura do julgamento, o dia foi turbulento no tribunal. Page foi chamado para testemunhar e questionado sobre sua familiaridade com a discografia do Spirit, e admitiu ter comprado os álbuns “The Family That Plays Together” e “Clear” de 1969. O guitarrista, no entanto, alegou nunca ter ouvido falar do álbum de estreia da banda, que contem a faixa Taurus. O álbum também contem a faixa Fresh-Garbage, que o Led Zeppelin tocava como cover em seus primeiros shows.
Leia sobre o primeiro dia de julgamento
Page alegou ser impossível saber todos os álbuns que já teve, por ter aproximadamente 4,329 LPs e 5,882 CDs. Apesar de dizer que ele pode até ter comprado ou ganhado o álbum, Page disse que apenas ouviu a música quando alguém ouviu alegações de plágio na internet e lhe mostrou a faixa: “Quando eu ouvi a parte orquestral do começo eu sabia que nunca havia ouvido a música… Quando começou eu fiquei confuso com a comparação, ‘O que isso tem a ver com Stairway?'”
A Rolling Stone reporta também que grande parte da discussão no tribunal neste segundo dia envolveu a performance do dia 26 de Dezembro de 1969, quando Led Zeppelin e Spirit tocaram em um show. Segundo Page, o Led Zeppelin teve que sair logo após sua apresentação, o que tornaria impossível que eles tivessem visto o show do Spirit.
Page também alegou não se lembrar de entrevistas nas quais ele elogiou o Spirit ou disse ter tocado com a banda.