Recentemente, Jay Jay French participou do The Wikimetal Happy Hour para promover sua autobiografia Twisted Business: Lessons From My Life in Rock n’ Roll.
Em conversa com o co-fundador do Wikimetal, Nando Machado, o músico relembrou a queda do glam rock com a chegada do grunge e revelou qual foi o “erro fatal” do Twisted Sister. “Provavelmente teria sido mais inteligente lançar o Come Out And Play e mudar completamente para uma direção musical mais pesada,” conta. “E não lançar ‘Leader Of The Pack’ como single. Se a banda tivesse ido para um lado mais pesado e lançado ‘The Fire Still Burns’, por exemplo, provavelmente teria feito mais sentido.”
De acordo com Jay Jay French, a pressão comercial para fazer algo “mais insano” que o Stay Hungry levou a banda a uma direção que acabou por levar ao fim do Twisted Sister. “Nós encaramos o desafio muitas vezes e então cometemos um erro fatal que foi ‘Leader Of The Pack’. Foi optar pela versão da Costa Oeste do metal porque não somos uma banda da Costa Oeste. O KISS e o Twisted Sister são da Costa Leste, somos muito diferentes,” reflete.
Ainda nas palavras do músico, o fim do Twisted Sister em 1987 os poupou da “humilhação” de ver sua carreira “desaparecer em um único dia” com a chegada de bandas como o Nirvana e o Metallica nas rádios. “Pergunte ao Kip Winger, ao Jani Lane, ao Vito Bratta. Eles ouviram ‘Smells Like Teen Spirit’ e pensaram ‘Acabou pra gente. Estamos mortos’,” conclui Jay Jay French.
O músico ainda lembrou o período após o fim da banda em que precisou trabalhar com piscinas enquanto Dee Snider trabalhava atendendo telefonemas porque ambos estavam falidos. Os dois artistas passaram uma década sem se falarem até que decidiram fazer as pazes.
“Nos encontramos na minha casa para uma reconciliação e essa reunião aconteceu 20 anos após o dia em que eu contratei o Dee para estar no Twisted Sister,” conta Jay Jay French. “Nos encontramos não para voltar com a banda, mas para consertar nosso relacionamento. Tivemos uma ótima conversa e eu disse ‘Ok, não temos uma banda, mas estamos bem, certo?’. E então por causa do 11 de setembro nós reunimos a banda e fizemos um show beneficente.”
LEIA TAMBÉM: Jay Jay French teria desistido do Twisted Sister se soubesse que sucesso demoraria