Em 1986, Jason Newsted foi escolhido como o novo baixista do Metallica logo após a trágica morte de Cliff Burton, vítima de um acidente de carro durante a turnê da banda pela Europa naquele ano. Em uma das primeiras entrevistas da banda com essa formação, o novato comentou sobre um certo abuso que sofria dos colegas.
Na conversa, o Metallica discute os próximos passos da turnê após estrear a formação com Newsted em pequenas casas de show nos Estados Unidos e no Japão. A banda decidiu seguir em frente o quanto antes após a morte do colega e fez audições para encontrar um novo baixista três semanas após o acidente, que aconteceu em setembro daquele ano.
Após um segmento inicial da entrevista com Kirk Hammett e James Hetfield, é a vez de Lars Ulrich e Jason. O entrevistador logo nota a dinâmica curiosa entre os dois músicos. “Estou observando vocês com nervosismo, existe um senso de abuso vindo do Lars. Eles te tratam assim porque você é o novato?”, pergunta para Newsted, segundo transcrição da Classic Rock.
“Existe um senso de abuso de todo mundo. É assim com todo mundo, não apenas os caras na banda. Então a equipe, os produtores, todo mundo está sempre me sacaneando, mas eu já esperava e aprendi a lidar com isso… Então tudo bem. Não é grande coisa, o grande problema é que quando retribuo [esse comportamento], eles não conseguem lidar”, conta Jason Newsted.
Rindo o tempo todo, Lars interrompe para explicar o relacionamento com o novo baixista da banda. Você não pode esperar entrar nessa situação e não receber uma pequena crítica de vez em quando”, diz.
Na sequência, Jason Newsted demonstra tranquilidade com a forma que é tratado pelos colegas. “Mas falando sério, é esperado que eu seja capaz de aguentar, sabe? E então quando eu devolvo, eles ficam tipo [choramingando]”, finaliza.
Assista à entrevista rara na íntegra e o trecho em questão a partir de 25:00.
LEIA TAMBÉM: Lars Ulrich comenta sobre saída de Jason Newsted do Metallica: “Agora 20 anos depois faz todo o sentido”